017

Meditação

Há muito mais a saber sobre meditação do que a maioria das pessoas pensa. Uma pessoa comum dirá que a meditação é apenas uma ferramenta para se acalmar ou manter o equilíbrio, quando de fato, essa é provavelmente a coisa menos importante para qual ela serve. Vamos falar mais sobre isso já a seguir, mas antes, quero te contar uma história sobre Robert Monroe.

Se você ler a biografia de Robert Monroe na Wikipédia, vai saber que ele era um executivo de emissões de rádio que estudava os efeitos dos padrões sonoros no cérebro e aprendizagem do sono. Depois, começou a explorar estados de consciência extra-corporais e fundou a sua própria empresa: o Instituto Monroe. Isto é tudo o que aprenderá. Infelizmente, não foi isso que ele realmente fez. Ele aprendeu muito mais do que qualquer pessoa aceitaria hoje. De fato, ele aprendeu mais sobre a natureza do Universo do que qualquer cientista moderno pode te dizer.

A matéria sobre a qual ele escreveu, sobre ver e fazer coisas saindo do próprio corpo, é incrível! Ele fez um mapa completo de um outro mundo. Podemos vê-lo como um Marco Polo do próximo mundo, que explorou as terras e oceanos, e agora explora os céus ou as dimensões da consciência.

Em seu livro “Ultimate Journey”, Robert Monroe dá enormes passos para mapear a mente humana, como observada desde uma compreensão mais consciente. Ele diz o seguinte:

Como mentes humanas, somos aquilo que pensamos. Também somos aquilo que os outros pensam.

A maior parte disto tem pouco a ver com os nossos corpos físicos quando vamos para debaixo da terra. Para lidar com isto, vamos criar um modelo da mente humana, tal como ela é e como funciona na prática, um modelo pragmático, digamos assim.

Imagine uma estrutura em camadas, como uma cebola,

001

E trabalhamos de dentro para fora.

002

003

004

005

006

007

008

Bem no centro, está o Ser Interior.

009

Esta é a Mente Humana Original, a soma das nossas experiências, sem limitações. O Ser Interior é composto por tudo o que vivemos e que conscientemente pensamos até a data; as emoções e sonhos que experimentamos, quer nos lembremos deles ou não; as dores e os prazeres; as fantasias, desejos e esperanças; a nossa essência. Isto é a nossa Consciência (o que chamam de Espírito), é quem nós realmente somos.

010

Acima disso está o Sub-Ser Animal. Esta é a camada mais difícil de controlar. É aqui que acontece a filtragem, descoloração e contaminação. É a nossa natureza animal. O problema é que pensamos que temos de depender dele ou não conseguimos permanecer fisicamente humanos. Fisiologicamente, é o aglomerado constituído pelo Cérebro Mamífero e pelo Sistema Límbico.

011

Acima disto está a Mente Consciente. Esta camada pode ser identificada como “aquilo que pensas que és”.

012

Entretanto, é completamente diferente de “saber aquilo que és”.

013

A razão para isto é que apenas uma parte do Ser Interior é acessível ao Eu Consciente.

014

Por isso existe muita distorção, pois a expressão tem de atravessar pelo Sub-Ser Animal.

015

016

017

A Mente Consciente pode ser bem precisa, mas em algumas áreas pode dar interpretações opostas das do Ser Interior.

Apesar de grande parte desta camada estar propositadamente escondida dos outros, uma parte considerável é expressa no seu “Eu Exterior”.

Por ela ser tão forte, não temos hipótese de escolha aqui.

Esta camada também é complicada por sistemas de crenças. Para muitos de nós, a complexidade torna-se enorme. Não é de admirar que muitos de nós não encontrem uma saída fácil.

018

A camada exterior seguinte é a Mente Humana Externa. Esta é “o que pensamos que os outros pensam de nós”. É uma grande mistura porque parte é intuitiva (comunicação não verbal), o que se torna confuso com aquilo que a nossa percepção analítica e sensorial nos diz.

Esta camada muda constantemente com novas experiências e novas percepções.

É também muito controlada pelo contexto cultural. Nós desenvolvemos estas tendências e motivações artificiais e sintéticas, que muitas vezes levam a disfunções físicas e mentais. Ao invés de ser você mesmo, você começa a adotar uma total existência reativa, que é o que muitas pessoas fazem.

Se você permitir que este estilo de vida se instale, poderá tornar-se num inferno vivo.

019

Continuando para fora, a camada seguinte é o Papel da Mente Humana. Esta é como a pele. É “aquilo que você quer que os outros pensem sobre você”. É muito simples, é a apresentação do Ser.

Maioritariamente, define-se pela aceitação e necessidade do mundo à sua volta, sobreposta com ondas e esperanças vindas do seu Ser Interior.

A apresentação do Ser é cuidadosa e normalmente coberta por uma capa de mentira.

Em alguns casos, nenhum sinal das camadas interiores aparece, mesmo sob muito stress.

020

E finalmente, a camada mais exterior, maior do que você imagina, é composta por pensamentos dos outros sobre você. Considere-se a si mesmo existindo onde e quando outra pessoa ou ser pense em você, mesmo ocasionalmente, vivendo quase de memórias, mas criando essas memórias, elas ligam-se a você e existem em tudo à sua volta.

021

É por isso que frequentemente, percepções de outros têm pouca consciência sobre o que está no seu Eu Interior. O disfarce e os filtros estão no caminho.

Muitas pessoas têm dificuldades em ligar-se ao seu Eu Interior, à sua Consciência. Muitos nem sequer sabem que existe, embora isso esteja mudando.

Prosseguindo, vamos falar sobre Meditação.

Ao contrário do que muitos pensam, a meditação é uma prática muito antiga que não se resume à religião budista ou hindu.

A grande questão é: Para que serve a Meditação?

Cada um tem uma resposta diferente para esta pergunta. As primeiras pesquisas mostraram que a Meditação é boa para:

1) Diminuição da tensão arterial;

2) Alívio da depressão;

3) Redução do colesterol

4) Provocar mudanças físicas no cérebro.

Todas estas visões sobre meditação são incrivelmente ocidentais.

Existem muitos tipos de meditação, mas no sentido tradicional budista, todas as formas diferentes de meditação têm o mesmo resultado comum, que é a iluminação espiritual. E através disso, vem a eliminação do sofrimento. Esta eliminação acontece com a compreensão da consciência de Unidade de que falamos no tópico “Energia Masculina e Feminina”, compreendendo a Unificação de todas as coisas.

A intenção tradicional da meditação não é eliminar o sofrimento diminuindo o stress ou colesterol, mas eliminando o sofrimento através de uma mudança de perspectiva.

A meditação ensina a deixar de lado a matéria mundana e experiências pessoais do mundo, onde os problemas parecem importantes, e leva-te a viver a vida através de uma perspectiva mais ampla e abrangente, sendo UM com as pessoas, com o Universo e com todas as coisas.

O processo transcende e muda o nosso sentido de Ser, de forma que um problema se torne menos importante e complicado.

O objetivo não é reduzir a causa física do desconforto para promover a saúde, mas sim mudar a importância que atribuímos a este desconforto.

Talvez seja a hora de rever aquela citação:

“Penso, logo existo.”

O ideal seria:

“Penso, logo não existo; só quando a mente está em silêncio, eu existo.”

Quando a mente está em silêncio, você pode conectar-se plenamente no o seu Eu Interior, a Consciência, indo além da Mente Consciente e do Sub-Ser Animal, entrando no estado de ser “Eu Sou” ou “Eu Sou o que Eu Sou”.

022

Já não falamos em coisas para fazer desde o tópico “Canalização”, quando abordamos os passos para a comunicação com animais, por isso vou te ensinar uma meditação básica que você pode fazer sozinho.

1) Comece usando uma roupa confortável e, sentado ou deitado, relaxe;

2) Concentre-se em cada parte do seu corpo individualmente, primeiro os pés, depois as pernas, as coxas, as mãos, por cerca de 10 a 20 segundos cada, e concentre-se em cada uma dessas partes se relaxarem;

3) Quando tiver feito isso até o topo da cabeça, comece a contar em silêncio, mentalmente, de 100 até 0. Faça isso devagar, não é nenhuma corrida.

4) Se algum pensamento aleatório vier à tua cabeça, simplesmente ignore-o e continue a contar. Tente não se distrair;

5) Quando tiver chegado ao 0, recomece a contagem desde o número 30 até o número 0 outra vez;

6) Depois de ter feito isso uma segunda vez, sente-se na Aura de silêncio que acabou de criar para si mesmo. A esta altura, a sua mente deverá estar em paz e talvez você até tenha uma experiência;

7) Contudo, não tenha qualquer expectativa, permita apenas que aquilo que acontecer, aconteça. Fique no estado “Eu Sou”. Você saberá o momento de terminar a sessão.

Se quiser levar isto a sério, recomendo que pratique diariamente, mesmo que seja 10 minutos à noite, é tudo o que precisa, a menos que o queira fazer durante mais tempo. Contudo, o número de vezes e duração é inteiramente contigo.

Obs. Repare que esta meditação requer certa atividade mental. Se quiser praticar uma meditação ideal para silenciar a mente, que te leve ao estado meditativo mais rapidamente, utilizando o método de Arrastamento de Ondas Cerebrais, leia o tópico “Meditação Para Aquietar a Mente”.

Se a Meditação não é aquilo que anda procurando, não sinta-se obrigado a praticar.

Finalmente, vamos falar de Ondas Binaurais.

023

As ondas binaurais foram inicialmente desenvolvidas por Robert Monroe, no Instituto Monroe, em experiências para induzir diferentes estados de consciência e experiências extra-corporais.

024

Essencialmente, são faixas áudio que tocam um único tom em cada ouvido, ligeiramente diferente um do outro, o que acaba criando um terceiro tom na sua cabeça.

025

Um ouvido escuta: uuuuuuuh… E o outro escuta: oooooooh… E na sua cabeça, você ouve: uououououououoh…

O que isto faz, de fato, é provocar o Arrastamento das Ondas cerebrais, ou seja, mudar a freqüência do seu cérebro, colocando-te num estado mental diferente.

026

A Sincronização Hemisférica é a sincronização das ondas elétricas dos dois hemisférios cerebrais, um efeito produzido no cérebro pela combinação de sons em estéreo, que o Instituto Monroe criou e patenteou.

 A melhor forma de explicar este efeito é tentar relatar, passo a passo,  o que você encontrará num áudio que contenha esta tecnologia.

 A primeira coisa que aparecerá será um ruído estranho que poderá levá-lo a pensar que há algum defeito no seu produto.  Isto se chama “Ruído Rosa”, um som que contém todos os sons. É chamado Rosa, para indicar que o volume de som em sua amplitude mais alta e mais baixa foi ajustado para compensar as perdas auditivas num ouvido humano comum. Usa-se este som básico, para que a Mente tenha uma fonte, para criar sons próprios, quaisquer que eles sejam! 

Em seguida, começam a aparecer sons levemente defasados: Do lado direito do fone de ouvido entra um tipo de som firme, claro, forte, e do lado esquerdo do fone de ouvido, entra outro som de mesma natureza, só que levemente defasado, alterado na vibração de freqüência. O efeito final é uma ondulação de sons, assim como um efeito vibrato, que não está no áudio, mas é criado por você, na sua Mente. É um padrão sintetizado pela coordenação dos hemisférios direito e esquerdo do seu cérebro. Os hemisférios passam a trabalhar em uníssono.

Aqui é importante frisar que, para podermos usufruir completamente dos áudios especialmente construídos com sons mesclados, não devemos usar qualquer tecnologia que contenha algum sistema de redução de ruídos ou que, de alguma forma, altere o som original (dolby® , noise reduction, etc…)!

A outra marca de que quero falar é “I-Doser”, que é outra empresa. Eles não se dedicam a meditações guiadas, estão mais interessados nos seus efeitos.

I-Doser tem muitas faixas de áudio capazes de colocar numa variedade de estados mentais, desde estímulo de chakras, projeção astral, até efeitos de diazepam, ópio, anfetamina, ecstasy, LSD, cocaína, heroína e outras drogas. Por isso lhes chamam “Drogas Digitais”.

Você deve tomar muito cuidado, pois é possível encontrar muitos áudios e vídeos pela internet, mas não se pode confiar na qualidade e efeito de qualquer um. Muitos prometem curar doenças, aliviar dores, aumentar a libido ou potência sexual, crescer os cabelos, sonhos lúcidos, projeção astral, meditação profunda e etc., mas são produzidos por curiosos ou pessoas de má fé, então, além de não produzir o resultado desejado, causam danos à saúde.

Talvez você esteja pensando: “Esta coisa de Arrastamento das Ondas Cerebrais realmente funciona?”

Absolutamente! O Tom Isocrônico é ainda mais potente do que a Batida Binaural.

Funciona se não souber meditar?

Se uma pessoa qualquer tentar experimentar, ouvindo estes tons sem ter experiência em meditação, pode não obter o mesmo efeito, com a mesma rapidez, por isso é importante que siga as instruções como, por exemplo, ouvir por 30, 60 ou 70 minutos durante 30 ou 60 dias ininterruptos, dependendo do objetivo do áudio, mas se a pessoa for boa em atingir estados meditativos profundos antes de começar a usar estes áudios, logo vai obter resultados incríveis.

Num estudo publicado no jornal “Social Indicators Research” (Pesquisas de Indicadores Sociais), os pesquisadores foram capazes de predizer que a influência calmante da meditação em grupo poderia reduzir o crime violento em mais de 20% num período de 8 semanas. Neste período, estupros, assaltos e assassinatos DIMINUIRAM 23%.

Se você levar a sério quanto a experimentar isto e os seus efeitos, é crucial que aprenda, antes, a praticar a meditação por si próprio, por isso nós produzimos os Áudios “Aquietar a Mente” e “Permissão”, que além de usar o método de Arrastamento das Ondas Cerebrais para acelerar o seu progresso e fazer com que você alcance um nível avançado de meditação muito rapidamente, contém as instruções necessárias para que você aprenda a meditar por si mesmo. Torne-se bom em meditar!

Mas tome o cuidado de ouvir sempre os áudios originais para obter o resultado desejado. No processo de cópia, as propriedades do som são perdidas, portanto, cópias não produzem o efeito desejado e podem causar desconforto, incômodo, irritação, dor de cabeça e outros danos. Convém que os áudios que utilizam estes métodos e técnicas sejam produzidos por profissionais ou entidades credenciadas, pois uma má utilização pode provocar conseqüências a vários níveis.

Se você deseja adquirir nossos áudios, clique aqui.

Para saber mais, leia o tópico “Treinamento Cerebral”.

Lembre-se:

Você não é um corpo físico que habita em um ser não-físico. És um ser não-físico que habita temporariamente em um corpo físico para viver no mundo material.

Fonte:

Ultimate Journey – Robert Monroe

Tori Deaux – http://www.mindtweaks.com

Transcedental Meditation – http://www.alltm.org

Spirit Science 8 – Meditation

Se você gostou deste Blog, cadastre-se para receber nossas melhores dicas, novidades e sugestões:

Seus dados estão protegidos e não serão fornecidos a terceiros.

Mando-te Boas Vibrações!

LOGOTIPO 002

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s