i1

Os Princípios do Sucesso

COMO IR DE ONDE VOCÊ ESTÁ PARA ONDE VOCÊ QUER

1) ASSUMA A RESPONSABILIDADE

Assuma a responsabilidade de sua vida e seus resultados. Isso significa abandonar qualquer acusação, qualquer reclamação, qualquer desculpa.

São os eventos da sua vida somados a sua reação a eles que formam o resultado agradável ou não. Goste ou não, tudo o que acontece na sua vida é o resultado da sua reação a eventos anteriores. Por exemplo:

a) Se eu te der R$ 200,00 e você gastar na farra, no fim do mês, não haverá aumento de renda. Mas se a sua reação for investir, você poder aumentar e até multiplicar o capital. O mesmo evento com respostas diferentes fez com que o primeiro resultado fosse improdutivo e o segundo resultado fosse amplamente favorável.

b) Se alguém acaba de te conhecer e, após poucos minutos de conversa, ele diz que você é a pessoa mais idiota que ele conheceu, você pode permitir que ele derrube sua autoestima pensando:

“Nossa, ele me conheceu há poucos minutos e já descobriu!”

Ou você pode pensar:

“Ele me conheceu há poucos minutos, não sabe como sou. Ele pode entender muito de um determinado assunto, mas não entende de outros assuntos tanto quanto eu. Tenho argumentos para conversar de igual para igual. Talvez ele tenha agido assim por insegurança, medo da concorrência”.

A primeira reação derrubou sua autoestima, já a segunda reação elevou sua autoestima. O mesmo evento, com reações diferentes, pode levar sua autoestima para baixo ou para cima.

Conclusão: A questão não é o que as pessoas dizem ou fazem a você. O mundo está sendo mundo. Não é nada pessoal.

EVENTO + REAÇÃO = RESULTADO, assim como 2 + 2 = 4. Se você não gosta de 4 e quer um resultado diferente, você tem que mudar sua reação.

Responsabilidade indica habilidade de mudar sua resposta para algo diferente do que você está fazendo. Você é responsável por mudar seu comportamento até obter o resultado desejado.

Isso é um experimento, não se sabe se algo vai ou não funcionar. Se você continuar experimentando, vai descobrir a primeira reação que funciona, mas é preciso arriscar. As pessoas não fazem isso porque não querem sair da zona de conforto, não querem se sentir desconfortáveis.

Tudo que é novo exige desconforto. Uma das coisas que mais detém a maioria das pessoas de ser bem sucedidas é preferir o conforto ao que é necessário.

Há 3 reações:

1) Seu comportamento – o que você faz ou fala em voz alta;

2) Seus pensamentos;

3) As imagens que você guarda em sua mente.

Você só pode controlar estas três coisas em sua vida.

Quando você diz: “Não posso”, quando mente, quando focaliza em seus fracassos e não sucessos, e cerca-se de pessoas com críticas negativas, há um efeito físico em você. Os pensamentos realmente são poderosos. Eles nos afetam, assim como as pessoas.

Temos que tomar cuidado ao nos posicionarmos, com quem andamos e por onde andamos. A Cinesiologia pode comprovar isto através de uma simples demonstração, um teste muscular. Você pode fazer isso em casa:

Peça a alguém para te fazer perguntas. Você deve responder rapidamente. Se você abrir o braço e alguém pressioná-lo para baixo enquanto você responde a verdade, ele vai continuar aberto, mas se você mentir, pensar em seus fracassos ou em suas atitudes as quais as pessoas venham a reprovar, você vai perder a força e a pessoa vai conseguir abaixar o seu braço.

Você deve eliminar do seu vocabulário as seguintes expressões:

– Não posso

– Gostaria de poder

– Vou tentar

São expressões traiçoeiras que fazem parte da nossa cultura, mas que são apenas maneiras diferentes de dizer: “Eu Não sou capaz”.

Assim como os pensamentos, as palavras têm muito poder. Por isso, você deve tomar cuidado com o que você fala, principalmente sobre si mesmo.

Henry Ford disse:

“Se acha que pode ou acha que não pode, você está certo.”

De qualquer forma, você está certo porque, se acredita que pode, você faz de tudo até conseguir, mas se não acredita que pode, você não se emprenha ou nem tenta, então, não consegue.

Não há nada que você não possa fazer, e todos os que fazem coisas que você admira são exemplos para que você veja que isso é possível.

Você precisa de:

a) Intenção Clara – Saber exatamente o que quer;

b) Expressão Positiva – Acreditar que vai conseguir;

c) Ação / Perseverança – Se tiver uma idéia, faça, insista. Não precisa ter um plano completo, apenas o próximo passo. Subindo cada degrau, você chega ao topo.

d) Lei da Atração – Quando está vibrando a 100% da certeza de que vai acontecer, garantindo: “vou conseguir”, “isso vai acontecer”, o que acontece é que o Universo responde.

Às vezes esperamos algo para uma data específica e demora mais uma semana, um ano… Se você mantiver o entusiasmo e crer que o melhor, o perfeito está por vir, vai vir. Se você quer um carro, mas pensa que não tem dinheiro para comprar, é como pedir pizza e cancelar o pedido. O espaço tem que ser criado mentalmente para segurar a visão que você tem.

Não acredite na avaliação de outra pessoa. O que os outros pensam de você não é da sua conta, é problema deles. Não permita que a avaliação dos outros te controle. É só um evento. Você  deve agradecer e continuar perseguindo o seu sonho.

Saia do clube “Não é terrível?” Cerque-se de pessoas positivas. Você é a média das 5 pessoas com quem você passa mais tempo. Se seus amigos são vítimas, com vidas e casamentos ruins, e não ganham dinheiro, isso reflete em você. Se trabalha com gente bem sucedida, isso reflete em você. Ande com pessoas um nível acima. Ganha 10 mil e quer ganhar 100 mil? Encontre gente que ganha 100 mil e passe um tempo com elas. Aprenda a pensar e agir como as pessoas que são como você quer ser.

2) DECIDA O QUE VOCÊ QUER

Não se vai daqui até lá se não se sabe onde fica lá e aqui. Para chegar lá, você precisa saber onde fica. O General Wesley disse:

“Ter um grande sonho é tão fácil quanto ter um sonho pequeno.”

Decida o que você realmente quer e não o que acha possível. Muitos amenizam seus sonhos porque não se vêem realizando-os. Você nunca vai desenvolver um sonho que não seja capaz de realizar. Pode ser preciso aprender mais, fazer parcerias, acessar novos recursos, mas tudo é possível se você sonhar alto. O sonho não vem a mais que a capacidade de realizá-lo.

Há sete categorias de sonhos ou visões em que você precisa focar para ter uma vida equilibrada. Bem sucedida é a pessoa que tem tudo isso:

AS SETE CATEGORIAS DE VISÕES

1) FINANCEIRA

Qual é o seu objetivo de dinheiro? Quanto você quer ganhar? Quanto de lucro? E ao se aposentar? Tem um negócio? Objetivos de fluxo em espécie? Objetivo com dinheiro aplicado?

Você precisa de objetivos nessa área.

2) NEGÓCIOS / CARREIRA

Qual é a visão ideal para seu negócio ou carreira?

3) OBJETIVO DE DIVERSÃO / RECREAÇÃO

Quer viajar? Aprender a dançar, tocar um instrumento, nadar, andar a cavalo, saltar de asa delta ou surfar? Quer dar a volta ao mundo? Conhecer várias cidades ou ilhas em um balão ou veleiro? O que você quer?

4) SAÚDE E BOA FORMA

Que peso você quer ter? Quer reduzir centímetros da sua cintura? Quer ganhar massa muscular? Quer recuperar cabelo? Quer parar de fumar? Quer correr a maratona?

5) RELACIONAMENTOS

Como seria seu relacionamento ideal? Deseja fazer novos amigos?

6) PESSOAL

Coisas que quer fazer só porque quer. Pode ser qualquer coisa: Correr de moto em uma estrada, cavalgar, gravar um CD, escrever uma carta para um jornal, escrever um livro, atuar em uma peça… Pode ser objetivo de crescimento pessoal, espiritual, atingir determinado conhecimento antes de morrer…

7) CONTRIBUIÇÃO (LEGADO)

O que quer deixar para o mundo? Plantar árvores, fazer doações para caridade, próteses para crianças amputadas, prevenção de abuso a criança, casas para famílias carentes… Escolha uma visão e aja.

Com sucesso em todas essas áreas, sua vida será equilibrada e satisfatória.

Aqui, NINGUÉM pode dizer o que você quer. É o que VOCÊ quer, não o que a sua mãe/pai, esposa/marido, pastor (a)/padre/rabino/babalorixá/guru, filho (a), irmão/irmã, amigo (a) ou vizinho (a) querem.

O que realmente quer alcançar na sua visão? Projete 5 ou 6 anos à frente e escreva todos os detalhes como se estivesse fazendo uma lista de compras para o Universo.

OBJETIVO REVOLUCIONÁRIO

Crie um objetivo revolucionário, um objetivo que dará um salto na sua carreira ou negócio. Por exemplo: Escrever um best-seller, ter seu próprio programa de rádio, ter a China como mercado… Não seria um belo drible, mas sim um golaço de placa! Estabelaça esse objetivo. Por exemplo: Uma receita de 20 milhões por vendas na internet, um talk-show de 30 minutos, vender seu produto na TV, uma linha de crédito de 20 milhões na empresa, ensinar Medicina Holística semanal ao público, tornar-se Couch de uma grande empresa multinacional…

Quando decidir o seu objetivo revolucionário, temos a regra de cinco:

– Escreva seu principal objetivo em seu cartão de visitas e leve-o consigo;

– Diariamente, faça 5 ações para promover o objetivo (não faça isso nas 7 áreas da sua vida porque leva muito tempo).

Por exemplo: Para ser um escritor de best-seller, Jack Canfield escrevia por minutos ao dia, enviou 5 livros gratuitos todos os dias para pessoas que podiam promover seu livro…

Para ser um dos maiores jogadores de basquete da história, Bill Bradley, do NY Knicks, todos os dias escolhia 5 pontos da quadra que tinha que acertar antes de ir para casa. Às vezes, ficava duas horas além do treino. Fez isso durante toda a faculdade e toda a carreira profissional. Ele estava disposto a se preparar.

Além de sonhar, você tem que trabalhar. Se você fizer algo pelo que quer, diariamete, a lei das probabilidades faz a parte dela. Se você tentar pouco, essa lei não o ajudará. Tente muito que algo vai funcionar. O Universo nos testa: “Quão dedicado você é?” Se você segue a regra dos cinco, você chega onde quer. Pode levar 6 meses, 8 meses, 1 ano, 3 anos… Mas você chega.

3) LIBERTE O PODER DE ESTABELECER OBJETIVOS

Temos que transformar nossas metas em objetivos levando em conta o tempo e o espaço.

As palavras-chave são “QUANTO” e “PARA QUANDO”.

Você quer uma casa “grande”. O que é grande? Para alguns são 5.000 m², para o Bill Gates são 10.600m². Uma grande diferença de definição de “grande”.

Para quando você quer? 01 de dezembro de 2014 ou 09 de setembro de 2015? Seja bem específico. Talvez não aconteça na data exata, mas seu cérebro calcula o que precisa acontecer para que você consiga em tal período.

Em vez de “Quero aumentar meu salário”, diga: “Vou chegar a 10 milhões até às 9 horas de 03 de novembro de 2014.” Em vez de dizer “Quero passar mais tempo com meus filhos”, diga: “Até 2 de janeiro de 2015, eu vou viajar por 30 dias de férias com meus filhos”. Em vez de dizer “Quero passar mais tempo com meu marido”, diga: “Às 8 horas de 15 de março de 2015, eu vou fazer uma viagem de lua de mel de 30 dias com meu marido”. Em vez de dizer “Quero perder peso”, diga: “Vou pesar 63 kg em 16 de dezembro de 2014”. Assim é mais específico, agora o cérebro sabe o que fazer.

Assim que você especifica, seu cérebro começa a calcular. Ao ligar para uma agência de viagens, perguntam para onde quer ir e quando quer ir. Enquanto você não decide isso, você fica travado. O cérebro é igual.

Você precisa traçar metas específicas. 10% dos americanos fazem isso e 10% dos americanos são donos de 90% dos EUA. São as mesmas pessoas. Eles têm noção clara do que querem.

IMAGENS

Sabemos que o corpo não distingue um evento real de um evento imaginário. Isso pode ser vantajoso para criar o sucesso. Se fechar os olhos e se imaginar no topo do arranha-céu mais alto do mundo, começa a ter frio na barriga, suor nas mãos… Isso acontece porque seu corpo pensa que está lá. É por isso que, quando você se concentra em um filme, você chora, fica nervoso, tenso, assustado, enjoado, alegre ou arrepiado, dependendo da cena que você assiste.

O que faz com que a Lei da Atração realmente funcione não é exatamente a imagem que você vê, mas sim o que você sente quando vê. Aproveite a reação natural do corpo para potencializar seu poder de atração fazendo o seguinte exercício:

Imagine ser o que quer, ter o que quer, estar onde quer, fazendo o que quer, quando quer e com quem quer.

Faça isso com entusiasmo, calma e tranquilidade, saboreando bastante, sentindo profundamente a sensação de se realizar.

Pratique este exercício sempre que puder, várias vezes ao dia: no banho, no caminho, na viagem, na sala de espera, na fila, antes de dormir… Aproveite cada momento que tiver oportunidade para fazer este exercício.

4) USE O PODER DA VISUALIZAÇÃO

Em um time colegial de basquete, 1/3 do time não treinou arremessos de falta por 30 dias. Outro terço treinou diariamente entre trinta minutos e uma hora. O terceiro grupo fechava os olhos e visualizava os arremessos sem tocar na bola. O primeiro grupo não apresentou melhoras, o segundo melhorou em 24% e o terceiro melhorou em 23%. O que houve? Deveria haver um quarto grupo que treinasse e visualizasse. Provavelmente, conseguiriam melhorar entre 30% e 40%.

Isto significa que a visualização dos objetivos completos, vendo sempre o êxito, faz com que o corpo se ajuste para criar o resultado.

Pessoas bem-sucedidas são chamadas de visionárias. Isso porque elas fecham os olhos e vêem o futuro. Você cria o futuro ao antevê-lo. É recomendo que faça isso diariamente, ao menos duas vezes – uma de manhã, ao acordar, e uma antes de dormir.

A visão se torna realidade por causa do que ocorre no cérebro. A visão que se quer e a realidade não são iguais. Queremos criar isso propositalmente. É o que os anúncios fazem. Você não queria uma TV nova, um sapato, um carro, tomar aquela bebida ou ganhar aquele brinquedo até ver o comercial ou ver tal produto em uma novela, em um filme ou em um programa. Você estava satisfeita com a sua cozinha até visitar sua amiga e ver que a lavadora dela também seca as roupas, que a geladeira dela não precisa descongelar e que o fogão dela tem dois fornos e apita quando os alimentos estão prontos e a chama da boca do fogão deve ser apagada. Você estava satisfeito com o seu carro até pegar carona com seu amigo e ver que o carro dele tem 7 assentos, geladeira, suporte para copos, direção assistida, direção de condução, piloto automático, computador de bordo, câmera de ré, freio de estacionamento elétrico, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, assistende de partida em ladeira, controle de descida com liberação gradativa, suspensão a ar eletrônica, controle dinâmico de estabilidade, controle de estabilidade anti-rolagem e etc.

Imagine-se em uma mansão. O possível é diferente da realidade, isso cria uma tensão estrutural na cabeça (o que chamamos de motivação) que diz: “Eu quero aquilo”. Até esse momento, não havia motivação, mas desde o momento em que você imagina, você passa a ser motivado.

Um estudo da NASA confirmou o “Princípio de 30 dias” que afirma que se você quer mudar o seu comportamento, um hábito, o que deseja, você tem que praticar por 30 dias ininterruptos. É preciso repetição contígua, diária.

Para visualizar seus objetivos alcançados (sonhos realizados), é necessário um mínimo de 30 dias.

Quer realizar um desejo, mas não sabe o que fazer para conseguir? Primeiramente, lembre-se que sua função é desejar e acreditar. Como os milhões, a pessoa ideal ou qualquer coisa que você queira vai se manifestar, isso é com o Universo.

Agora, se você está precisando de idéias faça o seguinte exercício:

Imagine o que quer, diariamente, por 10 minutos – de manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir. Faça isso por 30 dias ininterruptos.

O resultado é que, primeiro, acontece uma mudança perceptiva. Você começa a perceber o que quer.

Depois, sua criatividade se expande e você começa a ver coisas, no ambiente, como nunca viu antes, que podem ajudá-lo a alcançar seu objetivo. Você pode ter uma idáia no chuveiro, enquanto toma seu banho normalmente ou acordar no meio da noite pensando: “É assim que posso conseguir!”. A maioria das pessoas não tem tais idéias porque não estão tendo a visão.

A terceira coisa que acontece é um aumento na motivação. Você começa a fazer coisas espontâneas. desperta e entra em ação, como serviço voluntário.

Você pode pensar que você não é assim, mas acaba fazendo porque visualizou. Isso cria a ação necessária para que o resultado desejado ocorra.

Vou mostrar como a mudança de percepção acontece. Observe a seguinte frase por 10 segundos (seja honesto consigo mesmo e olhe apenas por dez segundos):

Fineshed files are the result of years of scientific study combined with the experience of many years.

Quantas vezes a letra “F” aparece na frase?

Quem vê 3 é normal. Alguns conseguem ver 4. É mais raro encontrar quem consiga ver 5, mas a realidade objetiva é que a letra “F” aparece 6 vezes. Quase ninguém consegue ver 6 na primeira vez que lê esta frase em apenas 10 segundos, mas tem gente que consegue ver 7 ou 8.

Você acha que se a frase estivesse em português todos conseguiriam ver a quantidade certa ou maior de letras? Então, observe a seguinte frase por dez segundos e responda quantas vezes a letra “C” aparece:

Arquivos concluídos são o resultado de anos de estudo científico combinado à experiência de muitos anos.

Acontece o mesmo. A realidade objetiva é que a letra “C” aparece 6 vezes, mas a maioria só vê 3. Poucos conseguem ver 7 ou 8.

A letra “F” da primeira frase e a letra “C” da segunda frase representam recursos, probabilidades. Bill Gates, Michael Dell, Steven Spielberg e George Lucas conseguem ver mais letras “F” do que a maioria porque são pessoas que  visualizam o que querem, que investem, que podem dar um bom abraço.

Quando se visualiza o que quer, seu filtro de recepção é aberto, captando mais informações.

Você não estava pensando no seu pé direito, mas assim que eu mencionei você passou a percebê-lo. O sistema reticular do seu cérebro estava ignorando isso.

Você ignora recursos e soluções para problemas o dia inteiro. Isso ocorre porque você não tem uma imagem, na mente, de que irá resolvê-los. Ao imaginar-se solucionando os problemas, o sistema reticular de ativação se abre e recebe mais recursos.

Somente você vê o bastante para igualar-se à visão (atingir seu objetivo / realizar seu sonho). Se você acredita que ganhará 1 milhão por mês, verá o bastante para ganhar isso. Se você acredita que ganhará 200 milhões em 3 meses, verá o bastante para ganhar isso. Se forem 300 milhões em 6 meses, verá o bastante para tal. Sua percepção é controlada pelas crenças e objetivos. É fundamental mudar tudo isso.

Esqueça velhas crenças, visualize seus desejos e crie novos objetivos para que seus sonhos sejam realizados.

5) AJA

Ao visualizar seus objetivos, seu ‘GPS’ é ligado, você cria mapas chamados “ações inspiradas”. Terá inspirações para agir. Você tem que agir, mas há um problema ou um desafio: Nem toda ação funciona. Voltamos a E + R = R. Você tem que testar.

Se nem toda ação funciona, mas você tem que agir, então, é preciso avaliar: “Funcionou?”

6) OBTENHA E RESPONDA AO FEEDBACK

Pergunte ao seu cliente que nota ele dá ao seu produto ou serviço. Se for menos que 10, pergunte o que é preciso para chegar a 10.

Pergunte à sua esposa que nota ela dá ao relacionamento de vocês. Sempre que for menos do que 10, pergunte o que é preciso para chegar a 10. Assim, você obtém um feedback para poder melhorar.

Por que a maioria não faz isso? Porque têm medo da resposta que vão receber.

Se você é casado, sua sogra sabe, sua cunhada sabe, as amigas dela sabem, a cabeleireira dela sabe e até as mulheres da loja que ela freqüenta sabem se ela não está feliz com você. Você é o único que não sabe, e é o único que pode consertar. Não é um absurdo?

Pedir um feedback é algo fundamental. Perguntar é um princípio fundamental. Se você quer mais, tem que perguntar ou pode perder o que conquistou. A maioria não pergunta porque teme a rejeição.

Se você convidar alguém para sair e a pessoa recusar, podem até zombar de você, mas alguém saiu com você antes de convidar aquela pessoa? Não. E depois que você a convidou? Não. Sua vida realmente piorou? Não. Continua a mesma.

Se você se candidatar à Haward e não passar, não estava lá antes e não estará lá depois. Você passou a vida sem estar em Haward. Sabe lidar com isso.

É preciso querer perguntar. Rejeite a rejeição e depois, em resposta ao feedback, você tem que perseverar. Não desista nunca, jamais!

7) NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR

Não importa a sua idade. Quanto menos detalhes souber e quanto mais seguir em frente, melhor.

Não acredite em suas limitações. Encontre histórias inspiradoras e acredite nelas. Acredite que pode. Pense positivamente. Fazendo isso, você cria milagres na vida.

Se você puser os princípios em ação, e não pensar neles, mas sim excecutá-los, o melhor está por vir. E virá!

Fonte:

The Success Principles: How to Get from Where You Are to Where You Want – Jack Canfield

Jack Canfield é um palestrante motivacional e escritor. Conhecido como co-autor da série “Chicken Soup for the Soul (Canja de Galinha para a Alma) que contém cerca de 200 títulos e 120 milhões de cópias impressas em mais de 45 línguas. A série e vários outros livros de Canfield com seu  parceiro Mark Victor Hansen ficou entre os 150 livros mais  lidos dos últimos 15 anos de Best-sellers entre 1993 e 2008. Em 2004, Canfield fundou o Conselho de Liderança Transformacional, um grupo de autores, escritores, oradores, treinadores e outros líderes na área de desenvolvimento profissional.   

Mando-te Boas Vibrações!

LOGOTIPO 002

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s