Estratégias Para Prosperidade e Felicidade – Parte 1

No livro de Jim Rohn, eu aprendi as idéias que fazem diferença sobre o modo como será a vida de uma pessoa e, neste tópico, quero compartilhar com você o que aprendi.

À medida que você ler este tópico, imagine que está fazendo compras: Pegue apenas as idéias que se aplicam a você neste momento. Certamente, você não tem que comprar tudo que qualquer pessoa diz, mas dê uma oportunidade a você mesmo (a). Leia este texto com a mente aberta. Se uma coisa fizer sentido para você, experimente. Se não fizer sentido, deixe de lado.

Lembre-se: Em tudo que fizer, seja um estudante e não simplesmente um seguidor.

AS 5 PALAVRAS-CHAVE

Todas as idéias deste tópico são provenientes de um grupo de palavras-chave. Portanto, para entender este tópico e tirar o máximo de proveito deste conteúdo, é essencial que cheguemos a um acordo quanto ao significado de cada uma.

1) PRINCÍPIOS

Esta é a primeira palavra-chave a ser definida. Princípios são fundamentos básicos sobre os quais todas as realizações são construídas. Os princípios formam o início, a base e a realidade a partir dos quais tudo mais flui. É uma contradição de termos falarmos sobre novos princípios. É como se alguém reivindicasse a fabricação de novas antiguidades. Os princípios fundamentais pertencem aos séculos. Eles têm sido os mesmos desde os tempos bíblicos e continuarão desta forma até o final dos tempos. Vamos usar a palavra “Princípios” e aplicá-la ao conceito do sucesso.

Se você está em busca do sucesso fundamental, o tipo de sucesso que dura, que é construído sobre uma fundação sólida, deve evitar respostas exóticas. Apesar dos rumores ao contrário, o sucesso é um processo simples. Ele não cai do céu, não é mágico nem misterioso. O sucesso não é nada além da conseqüência natural da aplicação consistente dos princípios do sucesso à vida. Isto também é verdade em relação a prosperidade e a felicidade. Elas também não são nada além da conseqüência natural da aplicação consistente dos princípios da prosperidade e da felicidade à vida. A chave é ater-se aos princípios.

Há sempre meia dúzia de coisas que fazem 80% da diferença. Quer esteja trabalhando para aprimorar sua saúde, riqueza, empreendimento pessoal ou profissional, a diferença entre o sucesso triunfante e o amargo fracasso está no grau do seu compromisso em buscar, estudar e aplicar essa meia dúzia de coisas.

Por exemplo:

Para que um agricultor possa colher uma safra abundante no outono, a meia dúzia de fundamentos em que deve concentrar-se é óbvia: solo, semente, água, calor do sol, nutrição e cuidado. Cada componente tem a mesma importância, pois somente juntos, eles realmente produzirão uma colheita bem sucedida.

Desta forma, uma boa pergunta a ser feita antes de empreender-se em qualquer novo projeto ou de estabelecer novos objetivos é:

Qual é a meia dúzia de coisas que farão a máxima diferença para obter resultados, quer o empreendimento seja nas belas artes ou na música, matemática ou física, esportes ou negócios?

O primeiro passo inteligente para a realização dos nossos sonhos e objetivos é o empreendimento desses princípios simples.

2) PROSPERIDADE

Esta é a segunda palavra-chave a ser definida. Prosperidade é uma palavra polêmica porque nos trás à mente uma ampla variedade de imagens e, às vezes, conceitos conflitados. Afinal, cada um de nós vê a prosperidade de uma perspectiva diferente. Para alguns, prosperidade pode significar ter dinheiro suficiente para fazer o que deseja. Para outros, pode significar livrar-se da dívida, liberdade da reivindicação constante da obrigação. Para ainda outros, pode significar a oportunidade de crescer, de realizar. Entretanto, desta diversidade surge a criatividade e a criatividade pode ajudar cada um de nós a encontrar formas singulares de trabalhar por uma vida de abundância. Para a maioria que, provavelmente, não passou tanto tempo pensando no assunto, a prosperidade é simbolizada de maneira simples, por uma palavra: Milionário! Realmente, esta é uma palavra impolgante. Soa sucesso, liberdade, poder, influência, prazer, possibilidade e benevolência. Com certeza, ser um milionário não é uma imagem mental ruim de se absorver.

Da mesma forma, a palavra prosperidade ou riqueza incorpora mais do que conceitos econômicos. Pode-se falar de prosperidade de experiências, prosperidade de amizade, prosperidade do amor, prosperidade da família e prosperidade da cultura. Contudo, para nossos objetivos aqui, devemos focar no tipo de prosperidade que traz com ela a liberdade financeira, a prosperidade que surge da conversão do esforço e do empreendimento em moeda corrente e patrimônio.

Para cada um de nós, a quantia específica necessária para que nos sintamos mais ricos vai divergir. Ainda assim, tenho certeza que nosso sonho básico é o mesmo: ficar livre de pressões financeiras, ter liberdade de escolha e desfrutar da oportunidade de criar e compartilhar.

O que a prosperidade significa para você? Quanto dinheiro será necessário para que possa sentir-se financeiramente livre?

Estas não são perguntas infundadas. Logo, você vai notar que, quanto mais claramente definidos estiverem os conceitos sobre riqueza material, mais úteis serão, para você, as idéias definidas neste tópico.

3) FELICIDADE

A felicidade abrange uma busca universal. É uma alegria que, geralmente, acompanha a atividade positiva. Como a prosperidade, entretanto, ela também tem, com freqüência, uma variedade de significados. É tanto a alegria da descoberta quanto a alegria do conhecimento. Frequentemente, acompanha aqueles que têm total consciência das cores, sons e harmonia da vida, e é a alegria que vem para aqueles que planejam suas vidas com esmero e as usufruem como se fosse uma obra de arte.

A felicidade é a habilidade de reagir às ofertas da vida pela percepção e pelo prazer. É conquistada tanto com o dar quanto com o receber, com o colher e com o conceder. É ser capaz de deleitar-se com a harmonia e também com o alimento, com idéias e também com o pão.

A felicidade vem para aqueles que, deliberadamente, explora seus horizontes e experiências. Reside nas casas daqueles que têm a capacidade de lidar com a decepção sem perder a sensação de bem estar. Pertence àqueles que estão no controle, tanto das circunstâncias quanto de suas emoções.

A felicidade é, também, libertar-se de alguns filhotes negativos do medo, tais como a preocupação, baixa autoestima, inveja, ganância, ressentimento, preconceito e ódio.

Aqueles que experimentam a felicidade, geralmente têm a compreensão e a consciência da força tremendamente positiva da vida e do amor.

Mas a felicidade é mais do que um sentimento abstrato. É também um método de pensamento que organiza os sentimentos, atividades e estilo de vida. Em outras palavras, é uma forma de interpretar o mundo e seus acontecimentos.

A felicidade é ter os valores em equilíbrio; é a satisfação com as tarefas cotidianas, inclusive aqueles afazeres desagradáveis dos quais poucos de nós estamos livres.

A felicidade é uma vida bem vivida; é uma ampla variedade de experiências e memórias que se tornam formas inestimáveis de moedas para gastar e investir.

A felicidade é a atividade com objetivo; é o amor em prática; é tanto o domínio do óbvio quanto o respeito com o mistério.

Ainda assim, a maioria de nós ainda pensa na felicidade como algo perdido no passado ou o apogeu a ser alcançado em um futuro distante. “Serei feliz assim que…” Poucos entendem que a felicidade só pode ser vivenciada no agora e, certamente, como todas as coisas boas em geral, pode parecer difícil de ser alcançada, mas prometo que não é impossível de se conquistar.

Como conseguir prender o pássaro azul da felicidade?

Curiosamente, ao entender a aplicar um conceito que raramente é associado à felicidade: a disciplina!

4) DISCIPLINA

Se há um ingrediente para a busca bem sucedida da prosperidade e da felicidade, este é a disciplina. Apesar disso, quando se chega a este conceito, a maioria das pessoas o rejeita, pois invoca imagens que englobam desde um sargento de disciplina rigorosa até um rígido professor acenando com uma régua. Contudo, asseguro que a aquisição de disciplina contém a chave de seus sonhos e aspirações. Surpreso (a)? Então, talvez tenhamos que dedicar um tempo para definir o que significa disciplina.

A disciplina é a ponte entre o pensamento e a realização; a cola que liga inspiração à conquista; a magia que trabsforma necessidade financeira na criação de uma obra de arte inspirada.

A disciplina surge para aqueles que têm o conhecimento de que, para uma pipa voar, é preciso que ela se eleve contra o vento; que todas as coisas boas são conseguidas por aqueles que estão dispostos a nadar contra a corrente; que perambular sem rumo pela vida somente leva à amargura e decepção.

A disciplina é o alicerce sobre o qual todo o sucesso é construído. A falta de disciplina, inevitavelmente, leva ao fracasso. Mesmo assim, curiosamente, muitos não associam a falta de disciplina à falta de sucesso. A maioria das pessoas vê o fracasso como um evento traumático como a falência de uma empresa ou a perda de posse de uma casa. Entretanto, não é assim que o fracasso acontece. Raramente, o fracasso é resultado de um evento isolado. Em vez disso, é a conseqüência de uma longa lista de pequenos fracassos acumulados que ocorrem como resultado da falta de disciplina.

O fracasso ocorre a cada vez que deixamos de pensar hoje, que deixamos de agir hoje; deixamos de cuidar, lutar, aprender ou somente vamos levando hoje.

Se sua meta exigir que você escreva dez cartas hoje e você somente escrever três, estará atrasado (a) em sete cartas hoje. Se você se comprometer em fazer cinco ligações e fizer somente uma, estará atrasado (a) em quatro ligações, hoje. Se o seu planejamento financeiro exigir que você economize dez reais e você não economizar nada, estará com uma diferença de dez reais, hoje. O perigo surge quando analisamos o dia desperdiçado e concluímos que não houve dano algum, afinal, foi apenas um dia. Mas vá somando esses dias até completar um ano, depois some esses anos até formar uma vida, e talvez você consiga ver uma repetição de pequenos fracassos hoje, pode, com facilidade, transformar sua vida em um grande desastre.

O sucesso segue exatamente o mesmo padrão, ao contrário. Se o seu plano é fazer dez ligações e você ultrapassa sua cota e chega a quinze, estará adiantado (a) em cinco ligações, hoje. Faça a mesma coisa com sua correspondência e seu planejamento de poupança e logo verá os frutos acumulados de sua aplicação no período de um ano e, posteriormente, no período de uma vida.

A disciplina é a chave mestra! Ela abre a porta para a prosperidade e a felicidade, a cultura e a sofisticação, grande autoestima e grandes realizações, associando-se ao sentimento de orgulho, satisfação e sucesso.

O que é necessário para adquirir disciplina?

Primeiro, é preciso que se desenvolva a conscientização da importância da disciplina em sua vida. Comece ao perguntar a si mesmo (a): “O que quero realizar em minha vida?”, “Que mudanças preciso fazer para alcançar minhas metas?”

Segundo, pergunte-se: “Estou disposto (a) a fazer o que for preciso?” Responda honestamente. Se a resposta for sim, você deverá firmar um compromisso de longo prazo para manter sua disciplina de forma sábia, deliberada e consistente.

Finalmente, seu compromisso será testado quando surgirem circunstâncias que possam interferir em seu compromisso com sua nova disciplina, quando você tiver que executar, faça chuva ou faça sol.

Com certeza, a disciplina fará muito para você. Porém, mais importante ainda, é o que ela fará POR você. Ela fará com que você se sinta espetacular para com si próprio (a). Até mesmo a mínima disciplina pode ter um efeito incrível sobre sua atitude. E o sentimento positivo que a acompanha, aquele sentimento crescente de valorização que surge com o início de uma nova disciplina é quase tão bom quanto o sentimento que surge com a execução da disciplina. Uma nova disciplina muda, imediatamente, a direção de sua vida, como um navio que muda o rumo no meio do oceano e dirige-se a um novo destino.

Há aqueles que acreditam que a disciplina seja uma coisa artificial, que apenas ser já é o suficiente. Eles acreditam que a necessidade de realizar seja um exercício neurótico criado pelo homem, mas o fato é que a disciplina coopera com a natureza, onde tudo e todos se empenham. Até que altura crescerá uma árvore? Ela combate a força poderosa da gravidade e continua tentando alcançar a luz do sol até tornar-se o mais alta possível. É verdade que esse esforço da árvore não é um ato consciente, mas nós recebemos a capacidade de, conscientemente, escolhermos lutar e nos tornarmos tudo o que pudermos ser.

A disciplina atrai a oportunidade. Em geral, ótimas oportunidades surgem para as pessoas que desenvolveram habilidades e que têm a ambição de agir. E aquelas pessoas que, através da disciplina e compromisso, fixam metas altas, vão se apoderar de oportunidades que permanecem continuamente desapercebidas pelas almas mais tímidas.

A disciplina é aquele processo singular do pensamento e da atividade inteligente que colocam a tampa no temperamentalismo de uma torneira na cortesia, que desenvolve a ação positiva e controla os pensamentos negativos, que incentiva o sucesso e recusa a aceitação do fracasso, que provoca a saúde e reprime a doença.

Todos podem começar o processo da disciplina. Você pode fazê-lo por etapas, um passo de cada vez. A boa nova é que VOCÊ PODE COMEÇAR HOJE. Não diga: “Se eu pudesse, faria.” Em vez disso, diga: “Se eu quisesse, poderia. Se quero, posso.” Deste modo, inicie o processo aos poucos, e depois, aprenda a perseverar em seu novo compromisso. A partir deste compromisso aparentemente insignificante, você aprenderá como é ser disciplinado (a). E a partir daí, o céu é o limite!

Até aqui, já deu para perceber que não basta apenas tomar conhecimento da Lei da Atração, você precisa assumir o compromisso com seus sonhos e metas, ser disciplinado (a) e praticar todos os dias tudo aquilo que tem aprendido.

Falando em disciplina, não posso deixar de mencionar um detalhe importante, mas que muitas vezes é deixado de lado:

AÇÃO

Recentemente, tem surgido uma série de livros que promovem a idéia de que, se alguém firmar verbalmente o que deseja, diariamente, o sucesso surgirá como mágica. Sou totalmente contra este tipo de pensamento. Segundo a minha experiência, as afirmações sem a disciplina para agir sobre as coisas que se afirma faz com que as pessoas se iludam e pensem que estão progredindo quando, na realidade, esta atividade diária não as está levando a lugar algum.

Nota: Nos tópicos “O Segredo Sem Segredos” e “Você Atrai Aquilo Que Transmite“, nós mostramos que os 3 dígitos do código da Lei da Atração são: Pensar, Sentir e Agir. Para conseguir o que quer, você precisa digitar esta senha. A ação é o 3° dígito da senha. Se você não agir, seu acesso é negado, você não tem acesso, não consegue o que quer. Agir é colocar-se na posição de receber aquilo que pediu. Não adianta pedir e, quando o Universo for te entregar, você não permitir, não estar ali para receber.

Por que as pessoas dizem algo e depois agem contrariando diretamente suas próprias afirmações? A pessoa que aspira a prosperidade, mas se dirige ao incontestável desastre financeiro ou a pessoa que aspira a felicidade, mas tem pensamentos e compromete-se com atos que a leve ao incontestável desespero é vítima da esperança falsa que estas afirmações produzem porque as palavras abrandam e, como narcótico, nos embalam para um estado de complacência.

Lembre-se: Para progredir, você deve começar a agir. Para ter uma vida próspera, comece um plano de prosperidade. Para ficar rico, desenvolva um plano de riqueza.

Você não precisa ser rico (a) para ter um plano de riqueza. Uma pessoa sem nenhum recurso pode ter um bom plano para tornar-se rica. Há vários tipos de planos que você pode criar.

Se você está doente, comece um plano de saúde. Sente-se cansado (a) o tempo todo? Comece um plano de energia! Sente necessidade de mais conhecimento, cultura ou especialização? Comece um plano de educação! Se acha que não pode, comece um plano de poder, o plano do “Eu Posso”. Todos podem! Qualquer pessoa pode começar a ler bons livros.

A chave é dar o passo hoje! Não importa qual for o projeto, comece hoje! Comece a organizar a gaveta de sua escrivaninha, que você vai arrumar de forma diferente, hoje. Estabeleça sua primeira meta, hoje. Comece a ouvir áudios motivacionais, hoje. Na seção de Produtos deste Blog, nós temos excelentes áudios para atrair riqueza, para alinhar-se com a abundância, para atrair saúde e boa forma, para abrir e alinhar os chakras, para aquietar a mente, para permitir, para criar deliberadamente, para ampliar seu poder de atração… Escolha o seu e comece a ouvir, hoje. Comece um plano consciente de redução de peso, hoje. Comece a visitar um cliente difícil por dia, hoje. Escreva uma carta ou mensagem há muito tempo prometida, hoje. Comece a colocar dinheiro em sua nova conta de investimento para fortuna, hoje. Comece a fazer doações para uma instituição, um projeto ou pessoas carentes, hoje.

Dê um impulso em seu novo compromisso para uma vida melhor! Veja quantas atividades você pode acumular em seu novo compromisso para uma vida melhor. Não poupe esforços. Prove a si mesmo (a) que a espera acabou e que a esperança ficou no passado, que a fé e a ação assumiram a responsabilidade. Agora, é hora de realizar. Hoje é um novo dia, um novo começo para sua nova vida. Você ficará surpreso (a) com o progresso que conseguirá com a disciplina!

O que você tem a perder, exceto a culpa e o medo do passado? Agora, ofereça o máximo desafio. Torne este dia o primeiro dia do seu novo começo, uma parte da semana dos novos começos. Vá em frente! Veja quantas coisas você pode começar e continuar nesta semana de novos começos. Em seguida, torne este mês o mês de novos começos, e depois, o ano de novos começos.

Na ocasião em que você completar o primeiro ano, nunca mais será reivindicado (a) pelo passado, hábitos passados, influências passadas, arrependimentos passados, fracassos passados. Agora, você estará pronto (a) para voar como as águias.

5) SUCESSO

O Sucesso é a quita palavra-chave. Da mesma forma que todos os conceitos já discutidos, ele tem camadas múltiplas de significado. O sucesso também é uma noção de difícil definição, um paradoxo. Afinal, é tanto a viagem quanto o destino. É um progresso fino e calculado em direção a uma meta e a realização de uma meta.

O sucesso é tanto a realização quanto a sabedoria que vem para aqueles que entendem o poder potencial da vida. É uma conscientização do valor e o cultivo de valores elevados através da disciplina. É tanto material quanto espiritual, prático e místico.

O sucesso é o processo de afastar-se de alguma coisa com o objetivo de voltar-se para alguma coisa melhor, da letargia para o exercício, do doce para a fruta, do gastar para o investir.

O sucesso é responder a um convite para mudar, crescer, desenvolver e tornar-se; um convite para mudar para um lugar melhor a fim de ganhar um ponto maior de vantagem.

Mas, acima de tudo, o sucesso é tornar sua vida aquilo que você deseja que seja, considerando todas as possibilidades, considerando todos os exemplos de outras pessoas cujas vidas você admira.

O que você deseja da sua vida?

Esta é uma grande pergunta. Lembre-se: O sucesso não é um conjunto de padrões da sua cultura, mas sim uma coletânea de valores pessoais claramente definidos e posteriormente alcançados. Sucesso é tornar sua vida o que você deseja que ela seja para você.

Mas como se consegue fazer isso?

Este é exatamente o assunto do próximo tópico.

Gizeli Ribeiro

Ajude a manter este Blog depositando qualquer valor na Caixa Econômica, Agência 0224 – Conta 01300199851-0. Desde já, agradecemos o seu apoio.

Mando-te Boas Vibrações!

LOGOTIPO 002

Anúncios

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s