Mudança

Se você acompanha as publicações deste Blog, sabe que estamos sempre lembrando que, para atrair aquilo que você deseja e realizar seus sonhos, você precisa mudar seu pensamento, suas ações, suas atitudes, seu comportamento, seus hábitos… Enfim, você precisa mudar a si mesmo (a). Afinal, se você quer melhorar de vida, você precisa mudar de vida. Se você não mudar, tudo vai continuar exatamente como está e a tendência é piorar.

Se você está obeso (a) e quer emagrecer, mas não faz nada para mudar, vai continuar sedentário (a), vai continuar comendo errado, vai continuar comendo demais e vai engordar. Se você está frustrado (a), insatisfeito (a), desgostoso (a), triste e quer ser feliz, mas não faz nada para mudar, vai acabar sofrendo de depressão. Se você está endividado (a) e quer pagar suas contas, mas não faz nada para mudar, você vai continuar ganhando a mesma quantia, gastando o mesmo, acumulando juros e suas dívidas vão crescer.

Muitas pessoas não mudam por preguiça de sair da zona de conforto e por medo de ser feliz. Elas preferem ficar como estão  e continuar insatisfeitas e infelizes do que mudar e serem plenamente felizes.

Existem pessoas que criam coragem e decidem mudar, mas quando mudam, a primeira coisa que elas começam a ver é que sua vida parece ter virado de cabeça para baixo e está um caos.

Se isso está acontecendo com você, preste muita atenção no que vou dizer:

 

Nada se parece mais com um prédio em ruínas do que um prédio em construção. Por isso, se você está construindo a sua vida, se está criando a sua realidade, se está criando o seu futuro, se está construindo algo novo, não tenha medo de sair da zona de conforto e não se preocupe se os bastidores deste projeto ficarem caóticos e nada parecer dar certo durante algum tempo.

Quando um prédio começa a ser construído, ele realmente parece caótico. No início tudo é difícil, no meio tudo é complicado e no fim tudo é maravilhoso. É necessário que você passe por estas etapas que vão fazer parte do seu desafio.

Quando você quer mudar alguma coisa na sua vida, internamente, você quer que as coisas mudem num estalar de dedos porque tomar decisão é fácil e você faz isso imediatamente.

Imagine que você é capitão de um gigantesco navio, 10 vezes maior que o Titanic, e o navio está indo em uma determinada direção. De repente, você quer ir em outra direção. Ótimo, você toma decisão muito rápido! É fácil tomar decisão. Difícil é pegar este navio gigantesco, que tem uma força de arrasto muito grande, e mudar seu trajeto na direção que você deseja. Vai ter um custo, vai ter um tempo, você vai ter que girar com muita lentidão. Qualquer pessoa que já embarcou em um transatlântico sabe que ele tem um arrasto muito grande. Você começa a mudar a direção e o navio vai mudando lentamente até chagar na posição correta. Isso leva um tempo.

Muitas pessoas tomam decisões rapidamente e depois ficam desanimadas porque, na velocidade que elas querem, nada parece acontecer.

Tudo que você já fez tem um arrasto. A realidade tem um arrasto e tenta te prender na direção que você está.

Se você quer mudar de direção, isso tem um custo de tempo, de trabalho e, dependendo do caso, também tem um custo de dinheiro. Tempo e trabalho são duas coisas as quais você sempre terá que se dedicar muito.

Lembre-se que nada parece mais com um prédio em ruínas do que um prédio em construção e quanto maior for o navio da sua vida, maior será o arrasto que tenta te manter na direção em que você já vem estando. Então, se você quer mudar a direção, vai levar um tempo.

Isto não significa que você não deve tomar decisão rapidamente. Tome a decisão e comece a mudança! Vai ter um custo de trabalho e de tempo, mas comece agora mesmo. Se você não começar agora, o arrasto vai se tornando cada vez mais forte e impedindo que você mude lá na frente, na semana que vem, no mês que vem, no ano que vem, no futuro. Não vai dar tempo. Então, faça agora, tome uma decisão e comece já.

Agora, eu quero alertar para um detalhe importante:

Talvez você já tenha aprendido, em livros, vídeos ou palestras, que toda mudança começa de dentro para fora. Isto é verdade. Mas a mudança só é mantida de fora para dentro.

Se você não mudar o sistema em que você vive, nada muda.

Se você quer perder peso, mas vive na companhia de pessoas que comem demais, por mais que você queira emagrecer, seu sistema, de fora para dentro, é para ganhar peso.

Se você quer parar de beber ou beber menos, mas continua vivendo na companhia de pessoas que bebem muito, de fora para dentro, você vai ser vencido (a).

Se você quer ajudar um dependente químico ou um alcoólatra, não adianta você apenas influenciá-lo na sua decisão, não adianta você simplesmente induzi-lo a tomar a decisão de parar. Você precisa ajudá-lo a mudar o sistema em que ele vive porque foi o sistema que o colocou lá. Se ele continuar no mesmo ambiente, frequentando os mesmos lugares, na companhia das mesmas pessoas, fazendo as mesmas coisas, ele não vai conseguir.

Então, entenda que toda mudança começa de dentro para fora, mas ela se mantém de fora para dentro. Quando você muda de fora para dentro, você mantém aquilo que você decidiu de dentro para fora.

É fundamental que você mude o sistema que te cerca porque o sistema te conduz. Se você, a sua equipe, a sua empresa, os seus funcionários, os seus clientes ou os seus alunos têm um problema, procure a solução primeiramente no sistema. Quando você encontra no sistema aquilo que você pode mudar, basta você mudar o sistema que as pessoas se adaptam. A adaptação não é instantânea, pode levar algum tempo, mas as pessoas acabam se adaptando.

Então, procure no sistema o que você pode mudar. Em certos casos, mudando o sistema, você muda todo o programa e consegue a solução.

Texto: Gizeli Ribeiro

Créditos: Aldo Novak

Ajude a manter este Blog depositando qualquer valor na Caixa Econômica, Agência 0224, Conta 01300199851-0, Operação 013. Desde já, agradecemos o seu apoio.

Mando-te Boas Vibrações!

LOGOTIPO 002

Anúncios

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s