Como Vencer a Procrastinação

Já estamos no segundo mês deste ano. Você tem praticado tudo o que aprendeu neste Blog? Tem criado seu dia assim que acorda? Tem criado seu futuro? Tem praticado a visualização? Tem usado a técnica dos 68 segundos? Fez a lista da gratidão? Tem agradecido todos os dias? Fez a caixa do bom dia? Tem trabalhado nela? Tem anotado no seu caderno de vitórias? Está jogando o jogo da prosperidade? Está utilizando as 10 dicas para prosperar? Tem feito o exercício do espelho? Faz a oração eficaz todos os dias? Está meditando? Tem pronunciado os mantras e temans todos os dias? As metas? Tem feito 5 ações diárias para cada meta? Está utilizando as 7 técnicas de limpeza? E as 5 chaves para uma vida incrível?

Se você ficar apenas lendo as publicações do Blog, lendo livros, assistindo vídeos e palestras, mas não colocar logo em prática tudo o que aprendeu, vai chegar ao fim do ano sem atingir suas metas e realizar seus desejos.

O ano passado já terminou, o primeiro mês deste ano já se foi e você continua deixando para fazer amanhã, para a próxima semana, para o mês que vem… 

Neste tópico, vou mostrar como vencer a procrastinação.

Procrastinação é uma palavra vinda do Latim: pro (à frente) – crastinus (de amanhã). Resumidamente, significa retardar, protelar, deixar para amanhã o que deveria estar realizando hoje, adiar situações, atividades ou compromissos que são importantes para você.

Quando você tem algo para fazer, mas dá prioridade a outras coisas e vai deixando para amanhã ao invés de fazer aquilo que realmente é importante, você está procrastinando.

Por exemplo, você diz que realizar seu sonho é a coisa mais importante da sua vida, mas sempre está muito ocupado (a) trabalhando, estudando, assistindo TV, navegando nas redes sociais e fazendo um monte de coisas, mas nunca reserva um tempo para fazer os exercícios da atração, não tem 15 minutos para aquietar a mente, não tem 68 segundos para praticar a visualização… Você não cria o seu dia, não cria o seu futuro, não realiza as 5 ações para atingir suas metas… Enfim, a procrastinação acontece quando você procura por distrações ao invés de fazer aquilo que é realmente importante para chegar onde você deseja.

Mas a procrastinação não ocorre somente em termos de criação deliberada e atração daquilo que se deseja.

As pessoas procrastinam para começar uma reeducação alimentar, para fazer exercícios, para ler um livro importante, para começar a economizar, para fazer a declaração do imposto de renda, para estudar para o vestibular ou para um concurso…

COMO VENCER A PROCRASTINAÇÃO 002

A procrastinação realmente é um mal que acaba se tornando um hábito. Se você não tomar cuidado, isso acaba se tornando um comportamento e você precisa estar consciente de quando você cai neste padrão.

Por que você procrastina?

Talvez, lá no fundo, você não acredite realmente que pode criar sua própria realidade e atrair aquilo que você deseja. 

Talvez você tenha um objetivo muito grande, que exija muitas ações, então, você olha para aquilo e pensa que são muitas tarefas, que é muito difícil e acaba deixando para depois.

Mas a procrastinação é um efeito biológico do corpo humano. O seu cérebro quer preservar sua vida e, para isso, ele procura reservar energia. Quando você está tentando praticar uma atividade que não é atraente ou aprender uma atividade que você está tendo dificuldade ou ainda fazer uma atividade que acumula excesso de informação, o seu cérebro está demandando muita energia. Então, para preservar e prolongar sua vida, ele economiza energia adiando essas tarefas.

Você está adiando suas atividades para reservar energia, mas existem técnicas para burlar este sistema.

Vou mostrar algumas estratégias para vencer a procrastinação:

1) Especifique a Sua Meta

Quando você tem uma meta específica e tem razões para atingi-la, você cria um foco, você cria uma energia maior e não se distrai porque você conhece especificamente a sua meta.

2) Divida Seu Principal Objetivo em Pequenas Metas

No tópico Como Atingir Suas Metas, foi mencionado que você deve dividir sua meta principal em pedaços, em etapas, em pequenas metas.

Se você tiver um objetivo muito grande a ser alcançado, a melhor forma é dividi-lo em pequenas metas, pequenas ações, pequenas partes porque você pode agir uma ou duas horas por dia, pode trabalhar no seu projeto, ler aquele livro, estudar…

Somadas, as pequenas metas têm grande poder e isto evita que você se sinta sobrecarregado (a). Quando você age em pequenas etapas, você não fica estressado (a) porque você está dividindo em pequenas ações.

3) Mude Sua Perspectiva

Muitas vezes, nós adiamos certas atividades porque a recompensa não é muito atraente ou não acreditamos que a recompensa será tão boa para nós.

Às vezes, a recompensa é boa, mas nós achamos que dá muito trabalho para conquistá-la.

Você precisa motivar-se para realizar as atividades necessárias para conquistar recompensas que, aparentemente, são pouco atraentes ou trabalhosas.

A motivação depende da sua perspectiva, do seu ponto de vista. Por exemplo:

Referente a uma tarefa que deve ser cumprida na empresa, o proprietário tem uma visão diferente do funcionário e, na maioria das vezes, eles têm motivações diferentes em relação aquilo. As perspectivas dos dois são diferentes.

Para que você se motive para realizar tarefas que você precisa cumprir, você deve mudar sua perspectiva referente a elas.

 Vou te ensinar como fazer isso:

Pense naquela tarefa, atividade ou compromisso que você está adiando, que você está procrastinando.

Agora, pense em tudo aquilo que está te impedindo de realizar esta tarefa. É até melhor escrever. Pegue uma folha e escreva porque você está procrastinando. A recompensa não é boa? A tarefa é muito cansativa, chata, complicada ou trabalhosa? Comece a listar os motivos, diga como se sente em relação à tarefa.

Feito isto, feche os seus olhos e imagine-se já concluindo esta tarefa, todo (a) sorridente. Você já terminou sua tarefa e, agora, você está colhendo os louros, está recebendo a recompensa. Qual a sensação que isto te provoca? De realização pessoal, de realização profissional, de dever cumprido, de superação, de vitória? Qual a emoção que você sente? De alegria, de felicidade?

Então, concentre-se nesta sensação, nesta emoção que você sente no seu âmago, no seu interior.

Agora, conservando esta vibração, esta energia, pegue esta imagem mental onde você está sorridente, satisfeito (a), alegre, feliz e imagine-se realizando a tarefa. Você concluiu e agora, está realizando a tarefa com a mesma energia, está praticando a atividade com entusiasmo.

Feito isso, volte para o ponto onde você está agora para começar a fazer a tarefa. Sinta aquela energia da conclusão. Você está trazendo a energia da conclusão para o aqui e agora. Você está usando uma ferramenta mental.

Agora, você vai começar a realizar a tarefa que, há tento tempo, você está procrastinando.

Repare que você não fez nada além de mudar a sua perspectiva com relação à tarefa.

Ao invés de ficar olhando para as atividades que você precisa realizar, você vai concentrar seu pensamento na maravilha que será quando você atingir suas metas e realizar seus sonhos.

Pense na qualidade de vida que você vai conquistar fazendo aquilo. Imagine-se esbelto (a) como você quer ser, imagine-se ao lado do seu par ideal, imagine-se fazendo aquela viagem que você sempre quis fazer, imagine-se na casa dos seus sonhos, imagine-se recebendo aquele prêmio, aquele troféu, aquela medalha, assumindo aquele cargo, imagine aqueles milhões em sua conta bancária… Imagine que aquilo que você tanto quer que aconteça está acontecendo agora, sinta-se radiante de alegria e felicidade.

No tópico O Que Fazer Para Obter Resultado, foi mencionado que você deve focar no processo e não no resultado. Observe que eu não estou dizendo para você focar no resultado. O que eu estou dizendo é para você visualizar os benefícios e usá-los como motivadores.

Crie várias opções para atingir seu objetivo. Por exemplo: Se o seu objetivo é perder 20 quilos, você pode caminhar ou pedalar no parque, na orla marítima, fazer hidroginástica, dançar… Você pode até caminhar no shopping, contando que não pare para olhar as vitrines nem na praça de alimentação e não use o elevador ou a escada rolante. Você tem diversas opções para obter o resultado desejado. Escolha aquelas que mais lhe agradam. Deste modo, você não vai procrastinar porque você vai se divertir com o processo, vai fazer o que gosta, não vai ser maçante nem estressante.

4) Crie Uma Alavanca

Associe dor com não agir e prazer com agir.

A melhor forma de fazer isto é criar uma lista e jogar nela bastante dor escrevendo o que vai acontecer, em termos emocionais, físicos e financeiros, se você procrastinar; escrevendo tudo o que você vai perder e deixar de ganhar se continuar procrastinando.

Depois, criar uma lista do prazer escrevendo tudo de bom que vai acontecer se você agir; escrevendo como sua vida vai melhorar se você agir; escrevendo  como você vai se sentir quando alcançar seu objetivo.

Por incrível que pareça, nós agimos muito mais para evitar a dor do que para buscar o prazer. Então, se você jogar bastante dor na sua lista, você vai fazer de tudo para evitar esta dor e, automaticamente, você vai agir buscando pelo prazer.

5) Use o Poder da Antecipação

Para resumir, o poder da antecipação significa que você tem uma meta, então, você age sem pressão; você age, por exemplo, nas horas vagas e, fazendo isso, você cria uma vantagem. Além disso, você não vai procrastinar porque você vai antecipar e as duas coisas são antagônicas. Antecipação é justamente o oposto da procrastinação.

Para entender melhor, leia o tópico O Poder da Antecipação.

6) Comemore as Pequenas Vitórias

Às vezes, nós estamos conseguindo os resultados que queremos, mas não damos crédito a nós mesmos. Nós focamos tanto nas ações que não reparamos nas pequenas vitórias e esquecemos de comemorá-las.

Quando nós comemoramos pequenas vitórias, nós estamos condicionando o nosso comportamento, estamos condicionando a nós mesmos a agir novamente e ter mais vitórias. Além disso, quando nós comemoramos, o Universo responde à nossa vibração e nos dá mais motivos para comemorar.

7) Medite

No tópico Meditação, eu mostrei uma técnica de meditação. Se você tem dificuldades para meditar, adquira o áudio Aquietar a Mente, na nossa página de Produtos que você vai alcançar o estado meditativo em apenas 15 minutos.

Você pode apenas sentar-se em um lugar tranqüilo, fechar os olhos, concentrar-se em sua respiração por alguns minutos e, em seguida, se auto-sugestionar com palavras positivas do tipo “Eu estou disposto (a), sou uma pessoa extremamente produtiva, ponderada e equilibrada.” Diga coisas que estimulem seu cérebro a pensar de modo adequado.

8) Coloque-se em Um Estado Mental Correto

Evite o negativismo. Mesmo que você tenha preguiça de fazer algo, não verbalize isso, não comente, não fale, não pronuncie. As palavras têm poder. Não verbalize coisas negativas.

Sempre que você tiver vontade de falar mal de alguém, de reclamar de uma situação ou de uma circunstância, procure ver qualidades naquela pessoa, encontre aspectos positivos naquela situação ou circunstância. Substitua a crítica pelo elogio e você começará a ser observado (a) pelas pessoas de modo diferente. Você recebe de volta aquilo que emite. Troque aquela idéia ruim por uma idéia boa e você vai vibrar na freqüência adequada. Você Atrai Aquilo Que Transmite : se for simpático (a), agradável, compreensivo (a), gentil, grato (a) e transmitir amor e alegria, é isso que você vai receber em troca. O Universo sempre responde à vibração que você emite.

Quando você pensar na preguiça, pense no sentido de realizar a sua tarefa, independente de qualquer sentimento que a sua mente tentar te condicionar. Você é senhor (a) da sua vontade e você vai realizar a sua tarefa. A preguiça não vai te impedir de ser a pessoa que você busca ser.

Insista em fazer o que você tem que fazer, pois o cérebro terá que gastar mais energia combatendo sua persistência em fazer aquela atividade do que fazendo você procrastinar, então, ele vai ceder à sua persistência.

Não se deixe levar pelo seu subconsciente. Controle seu estado mental e domine sua mente no estado mental correto.

9) Use o Poder da Meia Hora

Geralmente, nós pensamos em nossas atividades sempre em termos de hora: Praticar exercícios por 1, 2 horas; estudar por 2, 3, 4 horas… Mude este padrão de pensamento. Pense em 30 minutos. Se você pensar em suas atividades em termos de ½ hora, tudo fica mais fácil. Gaste 25 minutos de trabalho e 5 de descanso. Use o cronômetro. Quando soar o alarme, não importa o que você esteja fazendo, pare e descanse, espreguice-se, tome uma água, vá ao banheiro, lave o rosto, aprecie o céu… A não ser que tenha que terminar o raciocínio. Neste caso, termine primeiro e descanse por 5 minutos. Depois, se possível, mude de atividade.

10) Compartilhe

Conte o que você está fazendo para as pessoas que têm o mesmo objetivo que você ou simplesmente pessoas em quem você possa confiar, pessoas que querem o seu bem. Assim, quando você começar a desanimar ou procrastinar, elas vão te cobrar, vão te incentivar a persistir até atingir sua meta.

A cobrança é uma boa ferramenta para combater a procrastinação. Lembra quando você estava na escola e, quando chegava o período de provas, você estudava mais? Isso acontecia porque você tinha que compartilhar o resultado com seus pais, sua família e etc.

Está estudando? Arranje um parceiro de estudo. Está praticando os exercícios para atrair algo? Reúna pessoas que também estejam praticando e façam juntos. Converse com sua esposa, com seu marido, com seu irmão, com sua mãe, com seu melhor amigo… Compartilhe e cobrem um do outro. Não se feche em seu mundo. Procure pessoas do bem para compartilhar.

11) Busque a Excelência

Não se contente com a mediocridade. Não procure estar entre os médios. Procure estar entre os melhores e, mesmo que você não consiga, você estará acima da média. Isto já faz de você uma pessoa diferente.

Busque a excelência em todos os aspectos da sua vida, procure fazer tudo bem feito. Se vale a pena fazer alguma coisa, vale a pena fazer bem feito.

12) Eleve Sua Autoestima

Muitas vezes, nós começamos a adiar uma tarefa porque achamos que ainda não estamos prontos, achamos que aquilo que criamos, desenvolvemos ou fizemos ainda não está bom o suficiente para ser apresentado ou entregue e nunca terminamos porque nunca está bom. Este perfeccionismo é um sinal de que a pessoa não confia em si mesma. Esta baixa auto-estima gera a procrastinação.

Vou te ensinar uma maneira de elevar sua autoestima para não cair nesta armadilha da procrastinação:

Feche os olhos e veja a si mesmo (a). Imagine que você está parado (a) na sua frente. Seja detalhista com esta imagem. Como você vê a si mesmo (a)? Como você está vestido (a)? Você se vê uma pessoa alta ou baixa? Esta imagem é colorida ou está em preto e branco? Esta imagem está próxima ou distante de você? Existe algum som que você quer colocar? Você está sorrindo ou está com uma expressão mais fechada?

Não importa com qual expressão você esteja, agora você vai trabalhar nesta imagem.

Agora, veja uma luz branca sobre esta imagem que você está vendo, veja uma luz bem clara sobre você. Veja-se com uma roupa bem bonita, uma roupa que lhe transmita confiança, com a autoestima elevada. Deixe as cores da sua roupa ficarem bem fortes, bem nítidas. Comece a se ver sorrindo, com um ar confiante, muito confiante de que pode realizar qualquer coisa que quiser.

Você teve várias experiências que te tornam único (a). Somente você viveu estas experiências. O que você passou em toda a sua vida até aqui, foi somente você quem passou e isto faz de você o (a) único (a) que pode compartilhar com as pessoas este conhecimento, estas experiências que você viveu até aqui.

Veja a si mesmo (a) com toda esta confiança. Aproxime esta imagem de você. Imagine-se num palanque, num pedestal, num lugar alto. Você está construindo a sua imagem mental.

Agora, abra os seus olhos.

Toda vez que você começar a pensar que ainda não está pronto (a), que aquilo que você fez ainda não está bom o suficiente, lembre-se desta sua imagem forte e confiante.

Esta técnica serve para elevar sua autoestima, a sua visão pessoal, a sua visão de si mesmo (a).

Isto não tem nada a ver com convencimento ou orgulho. Entenda que o convencimento e o orgulho têm origem no medo, na insegurança e na falta de confiança em si mesmo, por isso a pessoa precisa se convencer de que é boa.

Quando você tem a autoestima elevada, você sabe que existem pontos a serem melhorados, mas sempre que faz algo, você vê que fez muito bem feito, que tem alguns pontos que você vai melhorando depois, mas que assim está muito bom.

Você deve sempre fazer o melhor que puder, mas não precisa ser perfeito (a). Você deve ser autêntico (a) e isto você já é porque você é uma pessoa única, não existe ninguém igual a você, no Universo.

13) Avalie a Semana

No final da semana, sente e reflita sobre o que você fez durante a semana. A semana foi proveitosa? Será que você conseguiu fazer tudo o que deveria fazer durante esta semana? Faltou fazer alguma coisa? O que você pode melhorar?

Reserve poucos minutos do seu dia para fazer esta avaliação e você verá que isto fará diferença.

14) Pratique Exercícios Físicos

Não é necessário ser um (a) atleta, mas como foi mencionado no tópico As Coisas Mais Saudáveis Que Você Pode Fazer, o corpo humano é um corpo de movimento, é um corpo que precisa se mover. Movimento não significa exercício pesado, mas sim mover o corpo, principalmente caminhar, flexionar e alongar os músculos… Apenas movimento.

Como foi mencionado no tópico 5 Chaves Para Uma Vida Incrível, você precisa alimentar a sua mente, mas também precisa alimentar o seu corpo. Quando o seu corpo muda, sua cabeça muda.

Comece trocando o carro pela bicicleta em percursos mais curtos, trocando o elevador pela escada, descendo do ônibus um ponto antes do seu lugar de destino, estacionando o carro um pouco mais longe, convidando a vizinha para dar uma volta no quarteirão enquanto conversam ao invés de ficarem paradas no portão. Comece a caminhar, pelo menos, 30 minutos por dia, no mínimo 4 vezes por semana. Depois, vá aumentando o tempo e a freqüência.

Isto é muito importante para manter a sua vitalidade, para te manter alerta, para regular o sono… Os benefícios são muitos.

Texto: Gizeli Ribeiro

Créditos:

Luiz Felipe Carvalho

Edson Rosa

Lucio Valente

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Mando-te Boas Vibrações!

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