Paralisia Por Análise

Normalmente, partimos do princípio de que ter muitas informações é essencial para tomar boas decisões. Como regra geral, isto é verdade, mas quando temos um excesso de informação ou excesso de variáveis que queremos compreender ou avaliar antes de tomar uma decisão ou entrar em ação, podemos cair na paralisia por análise, ou seja, não conseguimos decidir ou agir porque estamos sempre querendo saber mais ou analisar melhor.

Isto acontece com profissionais de todos os níveis, e também é muito comum entre empreendedores  que passam, que passam um tempo exagerado estudando ou avaliando um potencial negócio e demoram muito para começar a agir efetivamente.

Imagine o indivíduo que quer ser um ciclista, mas não sabe nada sobre o assunto. Então compra um livro sobre ciclismo e lê todo. Depois começa a pesquisar em lojas na internet qual o melhor modelo de bicicleta a comprar. Não confiante nas informações, cadastra-se em fóruns de ciclismo e lê diversas opiniões. Muitas são contraditórias.

Ele acredita que está pronto para comprar a bike e sair pedalando. No entanto, lembra que leu, em algum lugar, que é preciso ter o capacete certo, o par de tênis certo, os refletores, o assento próprio para o seu peso… Então, volta para a internet, volta para os fóruns, pesquisa preços, vê fotos, lê relatos, troca mensagens, adiciona ciclistas no Facebook…

Quanto ele avançou no seu sonho de ser ciclista? Quase nada! Ele não deu uma pedalada sequer.

É assim que, muitas vezes, agimos na vida: ficamos pesquisando muito, analisando muito, teorizando muito e agindo pouco, muito pouco.

Não seria melhor o indivíduo ter comprado uma bike de supermercado e sair para uma pedalada de dez minutos, com os tênis e roupas que já tem, testar por um tempo, ver se o que ele curte mesmo é pedalar ou se sentir um ciclista? 

Muitas pessoas tomam conhecimento da Lei da Atração e começam a ler livros, assistir a filmes, vídeos e palestras, mas poucas praticam tudo o que aprendem, poucas realmente se comprometem com suas metas, poucas fazem o que é preciso e persistem em suas atividades até que o seu sonho se realize. 

Será que você está apenas lendo os posts deste Blog em vez de estar efetivamente agindo? 

Não estou dizendo que você não deve ser uma pessoa bem informada, mas sim alertando contra a paralisia  por análise. Como foi dito no tópico Ação x Teoria, você só precisa do conhecimento necessário para começar a agir. A partir desse ponto, o excesso de teoria e de precaução começam a atrapalhar a prática simplesmente porque eles não deixam que a ação aconteça. Existem muitas pessoas que há anos dizem que vão fazer algo e até se tornam especialistas teóricos no assunto, mas na prática não fazem nada. 

É como alguém querer aprender a andar de bicicleta sem nunca subir em uma. Você pode ler todos os livros e sites existentes sobre o assunto, ver todos os documentários e provas, conhecer o Lance Armstrong em pessoa, mas se não subir em uma bike, nunca vai aprender a pedalar. 

O costume de querer prever todas as etapas de um projeto é outra coisa que causa a paralisia por análise. 

No tópico Como Vencer a Procrastinação, foi mencionado que você deve especificar sua meta. É muito importante que você estabeleça o alvo final. Nas publicações deste Blog, estamos sempre lembrando que você precisa saber o que realmente quer, aonde quer chegar. 

No tópico Como Atingir Suas Metas, foi mencionado que você deve realizar ações diárias para atingir sua meta. O dia tem 24 horas e você dorme 8 horas, então, o que você faz, nas 16 horas restantes, para alcançar seu objetivo?

Tudo bem, você deve se organizar, planejar. No tópico Como Vencer a Procrastinação, foi mencionado que usar O Poder da Antecipação é uma boa estratégia para vencer a procrastinação.

O que você não pode fazer é tentar prever todas as etapas intermediárias. Eu sei que não foi isso que aprendemos. Sempre nos ensinaram que podemos prever todos os passos intermediários, mas isso é absolutamente impossível porque você é uma pessoa de verdade e as coisas mudam muito rapidamente, dependendo do que você faz. Portanto, quando você estabelece um alvo final, você até pode prever alguns passos intermediários. Então, você passa a ter como alvo o primeiro passo intermediário, mas ele é só uma etapa. Você não tem que ter isso como o objetivo final. Se fosse assim que funcionasse, os jovens poderiam prever a profissão que vai dar mais dinheiro, no futuro. Isso é impossível. As profissões que existem hoje, que dão muito dinheiro, que fazem as pessoas fazerem as coisas realmente bem feitas e com alegria, não existiam há 15 anos.

Quando você investe muito pesado em alguma coisa prevendo o que vai acontecer, na verdade, você está apenas fazendo um exercício de ficção. A vida é diferente de um jogo de xadrez. No jogo de xadrez, você tenta prever a próxima jogada do seu oponente, mas o tabuleiro de xadrez é pequeno e, ainda assim, ele oferece inúmeras possibilidades. Um bom jogador de xadrez precisa se concentrar e estudar muito para conseguir “prever” o que o oponente vai fazer. Na vida real, é como se tivesse milhões de tabuleiros de xadrez à sua disposição. As possibilidades são infinitas, é impossível prever o que vai acontecer.

Sendo assim, o que você pode fazer?

A chave é escolher um alvo, estabelecer o processo que você gosta e começar a trabalhar neste processo dia e noite, todos os dias. E tentar atingir os alvos intermediários. Desde o momento em que você acorda, o processo é a coisa mais importante.

Agora, os alvos mudam de posição o tempo todo, por isso a corrente não pode ser muito forte, não pode ser inquebrantável.

Você não pode acreditar que pode prever. Caso contrário, você cria uma sobrecarga de tentativa de avaliação de cenários. Isto causa paralisia por análise. Você acaba não fazendo nada porque você tem que prever os passos de tudo o que você faz. Como isso não é impossível, você começa a ampliar a complexidade do problema, não prevê os passos, não age, não faz o que tem que fazer, começa a procrastinar até desistir e acabar frustrado (a).

Processo é aquilo que você faz agora para alcançar seu objetivo.

No tópico O Que Fazer Para Obter Resultado, foi mencionado que o importante é que você goste do processo. Você não sabe se será bem sucedido (a) neste processo, mas é um processo que lhe agrada, você gosta dele.

Lembre-se: É importante ter um objetivo final e focar no processo, mas não tente prever o que vai acontecer.

A melhor escolha é aquela que torna o seu processo melhor, que torna o seu processo uma representação do que você é.

Não tente prever o que vai dar dinheiro porque qualquer coisa pode dar dinheiro ou não. Isto é imprevisível. A tecnologia avança, a moda se renova, o lugar que era deserto ontem, hoje está cheio de lojas, comércio, residências e é super movimentado, o bairro que era super valorizado já não é mais, o ponto que era excelente já não é mais… Até o comportamento da sociedade muda. E, hoje em dia, muda rapidamente. Não tente prever se será melhor se casar com esta ou aquela pessoa porque a situação pode mudar, as pessoas podem mudar, tudo pode mudar. Siga o seu coração. Escolha sempre aquilo que você gosta.

Use O Poder da Antecipação quando for preciso, no momento adequado. Controle o risco, mas não tente prever tudo o que vai acontecer, não deixe que sua ação fique bloqueada por isso. Muitas pessoas inteligentes não dão um passo sequer sem ter certeza do caminho a seguir, mas esta certeza não existe hoje e não existirá no futuro. A única certeza é trabalhar no processo que, hoje, é o ideal para você.

Ao terminar de ler este texto, pergunte a si mesmo (a) se você está trabalhando no processo da sua vida, se você está fazendo o melhor possível. Não ontem, não amanhã. Ontem, todos nós cometemos erros. Amanhã, todos nós vamos cometer erros. Mas o que você pode fazer HOJE para transformar o seu dia no melhor dia que você pode ter hoje, e para ajudar as pessoas que estão ao seu redor para que elas tenham seus melhores dias?

Texto: Gizeli Ribeiro

Créditos:

Toni Durden

Aldo Novak

Ajude a manter este Blog depositando qualquer valor na Caixa Econômica Federal, Agência 0224, Conta 01300199851-0, Operação 013. Desde já, agradecemos o seu apoio.

Mando-te Boas Vibrações!

LOGOTIPO 002

Anúncios

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s