COMO SER POSITIVO COM TANTOS PROBLEMAS

Como Ser Positivo Com Tantos Problemas

Para usar deliberadamente a Lei da Atração a seu favor, conseguir atrair o que deseja, realizar seus sonhos e ter a vida que você sempre quis, é necessário ser uma pessoa positiva.

Eu falo muito em pensamento positivo, em otimismo e algumas pessoas acham que eu digo essas coisas porque não sei o que elas estão passando: às vezes um problema de saúde, às vezes um problema financeiro, às vezes um parente nas drogas, às vezes um problema no relacionamento… Elas acham que eu não sei o que é isso porque nunca passei por estas coisas.

Isto é um grande equívoco. Todos nós passamos por problemas. Eu não sei exatamente qual é o seu, mas eu sei que você também tem. É claro que existem graus diferentes, cada pessoa tem problema em uma área e, às vezes, ficam sem saber o que fazer. Geralmente, são problemas com os quais nós temos que lidar em nosso dia a dia.

Como podemos ser pessoas positivas e olhar para o mundo de um ponto de vista positivo se nós estamos cercados de problemas?

Não adianta pensar positivo durante os momentos fáceis se você sempre pensa negativo quando surgem os contratempos, as adversidades. A vida é composta de contrastes, isto é necessário para a nossa evolução. É preciso se manter positivo também nos momentos difíceis.

Isoladamente, o pensamento positivo não tem efeito. Para realmente surtir efeito em nossa vida, o pensamento positivo precisa de uma estrutura que o sustente.

Neste tópico, eu vou dar 15 dicas para que você possa estruturar o pensamento positivo:

1) Faça afirmações positivas

A Física Quântica comprova que, se mais de 3 vezes ao dia, durante 60 dias, você verbalizar o contrário daquilo que você identifica como negativo, você constrói uma realidade positiva.

Faça afirmações positivas diariamente, pelo menos 4 vezes ao dia, durante 60 dias que isso vai te ajudar a se manter ou se tornar uma pessoa positiva.

2) Tenha entusiasmo pela vida

Você precisa ser uma pessoa entusiasmada e passar seu entusiasmo para outras pessoas, de modo que você possa ajudá-las com os problemas delas.

Quando você se torna uma pessoa entusiasmada, automaticamente, você se torna uma pessoa positiva porque você cria uma mentalidade diferente.

As pessoas que conseguem atingir suas metas são pessoas entusiasmadas, pessoas que conseguem ver oportunidades onde aquelas que não são entusiasmadas não conseguem ver.

3) Ria e Sorria

O homeopata e clínico geral Eduardo Lambert, autor da obra “Terapia do Riso – A Cura Pela Alegria”, acredita que a risada pode atuar como um complemento na conquista do bem estar físico e psíquico do ser humano, seja qual for a doença que o afete. É comum ouvirmos o relato de pacientes com câncer, por exemplo, que ao encarar com bom-humor a enfermidade, conquistam mais rapidamente a cura, até mesmo nos casos mais graves.

Esta terapia não se baseia apenas em dados filosóficos, mas também em elementos científicos. O riso envia ao cérebro um comando, por meio do hipotálamo, para que ele produza um grupo de substâncias conhecidas como endorfinas, mais especificamente as betas endorfinas. Elaboradas nas ocasiões em que as pessoas se encontram bem-humoradas, elas detêm um potencial analgésico, semelhante ao da morfina, porém com um potencial cem vezes mais ampliado.

Assim, o mero sorriso ou a risada bem prolongada – quanto mais enérgica, melhor para a saúde – provoca o aparecimento de uma corrente de endorfinas, o que imediatamente traz ao organismo um estado de libertação das tensões, um sentimento de tranquilidade orgânica, psíquica e emocional. Qualquer manifestação de alegria, pensamentos e sentimentos serenos, atitudes de auxílio e de estímulo aos que delas necessitam, já basta para o desencadeamento desse processo.

Neste estágio otimista, a pessoa torna-se mais apta a conquistar as modificações interiores necessárias, saindo um pouco de sua postura exclusivamente racional, para penetrar nos domínios da atração magnética, da criatividade e da sincronicidade, conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung para indicar os eventos que se interconectam por laços significativos, ou seja, que são coincidências não aleatórias, as quais ocorrem justamente através da sintonia com as forças positivas que regem o Universo.

Autor do livro “A Idade Verdadeira”, o médico americano Michael F. Roizen diz que quem ri muito, pode ter uma mente e um organismo até 8 anos mais jovem do que sua idade cronológica.

O riso libera as energias bloqueadas e eleva sua vibração. Portanto, ri melhor quem ri, apesar de tudo.

Se você for sempre fechado (a) e mal-humorado (a), fica difícil se tornar uma pessoa positiva. Sorria, não somente com os lábios, mas também com o coração. O sorriso abre portas, desarma os mal-humorados e contagia as pessoas ao seu redor. O sorriso fácil e o riso frouxo facilitam muito para se tornar uma pessoa positiva.

4) Ame-se

Se você não amar a si mesmo, você se torna uma pessoa negativa porque sempre fica achando que não é capaz, que não é bom ou boa o suficiente, que os outros são melhores, que você não serve para isso ou aquilo, que deve aceitar o pior porque não é capaz de conseguir o melhor, que não merece o melhor…

Se você não se amar, ninguém vai. Para ser amado (a), você precisa se amar. Para amar ao próximo, você precisa se amar porque você não pode dar aquilo que não tem. Amar o próximo inclui amar a si mesmo (a), pois o mais próximo de você é você mesmo (a). Leia o tópico Como Amar a Si Mesmo.

Para ser uma pessoa positiva, você precisa amar a si mesmo (a).

5) Acredite em si mesmo (a)

Você precisa acreditar em si mesmo (a) porque, quando você expor suas idéias, seus planos, seus projetos, algumas pessoas vão dizer que sua idéia não é boa, que seus planos não vão dar certo, que seus projetos não têm estrutura, não têm fundamento, não são bons, são falhos… Talvez você tenha padrões mais altos do que os das pessoas ao seu redor. Às vezes, as pessoas ao seu redor têm determinados paradigmas que, quando você deseja realizar um sonho, se você não acreditar em si mesmo (a), você se deixa levar pelas crenças limitantes delas e não consegue alcançar aquilo que deseja.

O pensamento positivo também vem da confiança em si mesmo (a), da crença em suas habilidades, em seu talento, em seu potencial.

Lembre-se: Existe alguém que pode fazer tudo por você. Este alguém é você mesmo (a). Portanto, se você precisa de alguém em quem confiar, confie em si mesmo (a).

6) Seja sempre otimista

Quando você se torna uma pessoa otimista, você cria uma mentalidade com que você começa a enxergar possibilidades, mesmo em momentos de crise, mesmo em momentos difíceis.

Por ser otimista, você começa a enxergar soluções, a criar oportunidades. As pessoas pessimistas enxergam obstáculos, criam barreiras e sempre encontram problemas. Elas cortam diversas oportunidades na vida delas. Tudo isso foi explicado em detalhes no tópico Otimista ou Pessimista – Porque Realista Não Existe.

Se você quer ser uma pessoa positiva, você precisa ser sempre otimista, mesmo em situações difíceis ou circunstâncias complicadas.

7) Seja Paciente

Talvez não seja fácil, para você, praticar a paciência. Às vezes, não é fácil ser paciente em determinadas situações ou com certas pessoas. Às vezes, não é fácil ser paciente até consigo mesmo (a) porque você fica ansioso (a) para alcançar aquilo que deseja, você fica ansioso (a) para obter resultados. Entretanto, você precisa saber esperar o momento certo. No tópico O Tempo Certo Para Realizar Seus Sonhos, nós falamos das Leis Universais e a Lei da Gestação é uma Lei Universal, uma lei natural do Universo que precisa ser respeitada. As possibilidades são infinitas e as oportunidades sempre irão surgir.

Para ser uma pessoa positiva, você precisa ter paciência. As pessoas positivas sabem esperar e sabem que a paciência é uma virtude.

8) Seja grato (a)

Eu não quero pregar uma utopia, mas ninguém é, ao mesmo tempo, cego, surdo, mudo, tetraplégico, doente, sozinho, pobre, sem teto e descamisado. Todos nós sempre temos motivos para agradecer. Se você está vivo (a), este já é um bom motivo. Se você fizer uma refeição, hoje, agradeça. Se você tiver água para beber, agradeça. Se você pode enxergar, ouvir, falar ou andar, agradeça. Se você tem pai, mãe, irmão, avó, tia, primo, marido, esposa, filho (a), namorado (a), amigo (a) ou qualquer pessoa que você ame e te queira bem, agradeça. Se você tem um teto para se abrigar, um agasalho ou um cobertor para se aquecer, este já é um motivo para agradecer.

Apesar das dificuldades, seja grato (a) por mais um dia de vida. Mesmo que você ainda não tenha a vida que você deseja, seja grato (a) por poder aprender a alcançar seus objetivos.

Você está com dificuldades para encontrar motivos para agradecer? No tópico 7 Técnicas de Limpeza 3 – Gratidão, mostramos um exercício poderoso e eficaz para aprender a ser grato (a) e usar isto para atrair as coisas que você deseja e realizar seus sonhos.

A gratidão é uma das maneiras mais poderosas de transformar a si mesmo (a), seu momento, sua energia. Você pode transformar tudo que está em andamento, pode mudar toda a atual situação com gratidão. Ela vai acelerar sua habilidade de trazer para a sua vida tudo o que você tanto deseja: Experiências, amor, saúde, boa forma, fartura, prosperidade, riqueza material, abundância, sucesso profissional… Diversas coisas.

Um dos requisitos mais importantes, para ser uma pessoa positiva, é ter gratidão no coração.

9) Abençoe

Ao invés de reclamar e amaldiçoar todo evento, situação ou circunstância desagradável, abençoe, pois tudo isso são experiências pelas quais você passa para crescer, para evoluir. Faz parte do seu aprendizado para o desenvolvimento pessoal. Seja bom ou ruim, o vento não importa. O que faz diferença é a sua reação ao evento.

Nossos pensamentos e palavras criam imagens e estas imagens são registradas pelo subconsciente, que é quem comanda nossas ações e o nosso comportamento.

Para o subconsciente, a palavra abençoar significa bem soar, bem dizer. E quando você abençoa aquele evento, aquela situação ou circunstância, você está revertendo aquilo a seu favor. Isto contribui para que você se torne uma pessoa positiva.

10) Tenha coragem para enfrentar momentos difíceis

Momentos difíceis existem. Às vezes, nós nos deparamos com situações injustas, com situações realmente paralisantes e, neste momento, nós precisamos ter coragem.

Quando você tem coragem, você pensa positivamente porque, como mostra o tópico Mude Sua Vibração Para Mudar Sua Vida, a frequência da coragem é de 200 Hz. Além disso, coragem é um recurso interno que você pode acionar a qualquer momento.

Muitas vezes, nós entramos em estados emocionais áridos em que nós deixamos de usar nossa coragem, abaixamos a cabeça e esquecemos que podemos acionar este recurso a qualquer momento e fazer a diferença em nossa vida.

Ter coragem é uma virtude e, quando você tem coragem, você se torna uma pessoa positiva.

11) Perdoe e esqueça

Quando você perdoa, o (a) maior beneficiado (a) é você. Mágoa, ressentimento, rancor, raiva e ódio são emoções negativas, de baixa freqüência, que baixam sua vibração.

Quando você pensa mal de alguém, você está criando o mesmo para você, está criando para você mesmo (a) aquela imagem negativa que você está fazendo de outra pessoa. A sua mágoa, o seu ressentimento, o seu rancor, a sua raiva e o seu ódio talvez nem atinjam a pessoa em questão, mas já atingiu você porque é você quem está sentindo. É como se você tomasse veneno para matar alguém. Quem morreria? Você!

Se você pensa mal de alguém e deseja o mal, você está criando uma imagem daquele mal no seu subconsciente e está criando aquilo para você, mas se você perdoá-la, você está se beneficiando porque não está criando esta situação para você.

Quando você perdoa, você tira aquela carga negativa que pesa sobre você, alcança o alívio e eleva a sua vibração.

Esqueça porque, enquanto você está lembrando, você está recordando, revivendo, pensando e sentindo aquela emoção negativa.

Alguém pensou ou falou mal de você? Deixe pensar, sentir e falar o que quiser. O que os outros pensam de você não é problema seu! A imagem que as pessoas fazem de você é a imagem que elas estão criando na mente delas, são elas que estão absorvendo e atraindo aquilo para elas mesmas.

Procure aspectos positivos nas pessoas. Todos nós temos defeitos e qualidades. Procure as qualidades e troque as críticas por elogios. Faça isso com você mesmo (a) também. Pense bem dos outros e de si mesmo (a).

Está encontrando dificuldades para perdoar? No tópico Como Amar a Si Mesmo, nós mostramos um exercício bem simples para você aprender a perdoar.

12) Pare de se envolver em situações negativas.

Isto inclui fofoca, coisas que gastam seu precioso tempo, mas não vão acrescentar nada à sua vida, programas de TV, notícias no jornal impresso, na internet, na TV ou no rádio, pessoas que te fazem se sentir mal, que são pessimistas, que só reclamam, que são invejosas…

Você realmente deve se afastar deste tipo de situação porque não há como ser uma pessoa positiva se você está o tempo todo cercado (a) por estes ingredientes negativos bombásticos.

13) Associe-se a pessoas positivas

Você é a média das 5 pessoas com quem você mais convive. Portanto, você deve selecionar muito bem as pessoas que te influenciam, que te inspiram. Selecione os amigos, os autores dos livros que você lê, os compositores das músicas que você ouve, os cineastas dos filmes que você assiste… Você deve observar o pensamento dessas pessoas, ver o que essas pessoas têm de bom para lhe oferecer e se nitrir com a energia delas.

14) Ajude os outros

Sempre que você ajuda alguém, sempre que você contribui de manaira positiva para a sociedade, você se sente uma pessoa melhor, uma pessoa positiva.

Uma das fontes de alegria é ajudar outras pessoas. Você não deve ser uma pessoa fechada em si mesma, não deve ser egoísta, pensar só em si mesmo (a) e querer tudo somente para si.

Seja uma pessoa gentil, solícita, prestativa e solidária. Transmita amor. Gentileza gera gentileza. Fazendo isso, você atrai coisas boas. Lembre-se: Você Atrai Aquilo Que Transmite. Você não atrai aquilo que você quer, você atrai aquilo que você é.

15) Faça as coisas sem esperar resultados

Faça o que quiser ou tiver que fazer sem esperar qualquer tipo de recompensa ou aprovação, faça sem esperar nada em troca.

Quando você age assim, você faz melhor, faz bem feito, faz com verdade, faz com originalidade, com criatividade, com alegria, com prazer, com amor.

Se você vai escrever um artigo, gravar um vídeo, desenvolver um projeto, pintar um quadro, compor uma música ou fazer qualquer coisa, esta é uma forma de expressar seu sentimento e sua opinião, não importa se os outros vão gostar ou não. Faça as coisas por acreditar que é certo, por sentir que é aquilo que te move, por gostar, por se sentir bem, mas faça sem esperar resultados positivos ou negativos.

Não se preocupe com o que os outros vão pensar. Preocupação é pré-ocupar, ou seja, ocupar a mente por antecipação com coisas que, talvez, nem aconteçam.

Faça o bem sem olhar a quem. Quando você faz um bem para alguém, você está fazendo bem a si mesmo (a). Mesmo que aquela pessoa não seja grata ou não possa retribuir, você estará emitindo uma boa vibração para o Universo.

Se você está em busca do seu caminho e faz as coisas de acordo com o seu coração, não de acordo com o que te dizem para fazer, provavelmente você vai alcançar seu objetivo.

Eu enfrento os problemas que surgem, vivo em uma sociedade problemática, tenho os meus altos e baixos, mas eu realmente faço tudo o que mostrei neste tópico e é assim que eu consigo ser uma pessoa positiva.

Texto:

Gizeli Ribeiro – Coach, Mentora e Holomentora com certificação internacional em Coaching, Mentoring e Holomentoring com foco em Professional, Self & Life Coaching (ativação de competências pessoais e profissionais com abordagem holo-sistêmica ISOR) e credenciamento internacional oficial da ICF (International Coach Federation), Autora, Palestrante, Idealizadora do Programa Feliz da Vida e Fundadora do Blog Vibrar AAPI.

Créditos:

Cidinha D’Agostino – Terapeuta Emocional

Luis Felipe Carvalho – Master e Trainer em PNL

Tiago C. Simões – Marketing de Rede

Se você gostou deste Blog, cadastre-se para receber nossas melhores dicas, novidades e sugestões:

Seus dados estão protegidos e não serão fornecidos a terceiros.

Mando-te Boas Vibrações!

LOGOTIPO 002

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s