COMO LIDAR COM OS PENSAMENTOS NEGATIVOS

Como Lidar Com O Pensamento Negativo

Primeiramente, quero esclarecer que o pensamento negativo não surge do nada, sempre existe um gatilho e é bom descobrir qual é este gatilho que desencadeia os pensamentos de teor negativo que provocam sentimentos, emoções e vibrações ruins.

Frequentemente, você recebe estímulos. Estes estímulos podem ser coisas que você ouve, podem ser cenas que vê, podem ser aromas que você sente ou qualquer coisa que seja aprendida pelos cinco sentidos. Estes estímulos atingem uma região do cérebro chamada amídala cerebral.

A amídala faz parte do sistema límbico, que é uma estrutura cerebral que foi desenvolvida ao longo dos milênios e está intimamente relacionada com as nossas emoções.

A partir do momento em que as amídalas cerebrais recebem estes estímulos através dos cinco sentidos, ela começa a buscar, nos registros do cérebro, referências em relação aos estímulos que ela está recebendo. É aí que entra o seu sistema de crenças, as suas famosas inimigas: as crenças limitantes.

Pesquisas mostram que crianças que cresceram em lares desestruturados têm tendências a terem respostas muito mais negativas em relação às coisas do que crianças que cresceram em lares harmoniosos. Isto acontece porqueas amídalas cerebrais buscam referências em relação aos estímulos que elas recebem dos cinco sentidos e as referências vêm do sistema de crenças. Este banco de dados onde as amídalas cerebrais buscam referências tem muitos elementos negativos. As amídalas cerebrais ficam procurando referências justamente no sistema de crenças, que geralmente tem é composto de crenças limitantes, crenças que vão contra a coisas de teor positivo.

Talvez esta tendência do ser humano a seguir mais às influências negativas tenha origem em um mecanismo evolutivo de proteção que consiste em buscar os exemplos negativos para não repetir as experiências desagradáveis.

Mas o fato é que se você tem mais experiências desagradáveis do que agradáveis, se você tem um componente depressivo, se você é mais pessimista do que otimista, você vai buscar e encontrar uma lembrança negativa. Desde o momento em que esta voz interna (a crença limitante) é ativada, ela vai te dizer que isto é ruim, que isto não vai dar certo e, em sua mente, é projetado um filme daquilo dando errado. Esta imagem de tudo dando errado provoca em você uma emoção negativa, um sentimento ruim que causa uma alteração vibracional em seu campo energético, e esta alteração em seu campo eletromagnético vai atrair pessoas, coisas ou situações que têm a mesma vibração energética negativa.

Como interromper este processo?

Antes de mostrar as estratégias, quero alertar que, quando você tem um pensamento negativo, a última coisa que você deve fazer é tentar não pensar no que está pensando, pois se você fizer isso, aí mesmo é que você vai pensar mais ainda. Vou dar um exemplo:

Não pense no céu azul com nuvens brancas!

Quando eu disse isso, o que você pensou?

Inevitavelmente, você pensou no céu azul com nuvens brancas porque o cérebro não reconhece o NÃO.

A partir do momento em que você tenta não ter um pensamento negativo, você está vibrando energeticamente, em seu campo eletromagnético, exatamente este pensamento. Então, a saída não é lutar contra o pensamento negativo, mas sim substituir esta vibração negativa por uma vibração positiva.

Se você está se sentindo aprisionado (a) pelos pensamentos negativos, vou mostrar algumas estratégias para que você possa se livrar desta tormenta:

1) Conexão com o Aqui e o Agora

Quando surge um pensamento negativo, você se identifica com ele, começa a acreditar que aquela imagem é real e se perde em um ciclo de pensamentos negativos, então, assim que vier um pensamento negativo, grite um NÃO bem firme. Não precisa ser em voz alta, pode gritar apenas internamente, apenas mentalmente. Interrompa este ciclo de pensamentos.

Respire profundamente, concentre-se em sua respiração, sinta a sua respiração, perceba os seus pulmões se enchendo de ar. Quando você fica ansioso (a), você tende a superficializar a sua respiração e esta falta de oxigenação induz a um estado de ansiedade ainda mais exacerbado. Então, quando surgir um pensamento negativo, pare, respire fundo e observe, olhe à sua volta, perceba onde você está, conecte-se com o seu momento atual porque a tendência é você acreditar que o filme que está passando em sua cabeça é real, mas não é.

Observe o que está acontecendo aqui e agora. O que está acontecendo de errado? Absolutamente nada! Sinta o calor do sol em sua pele, sinta o vento soprando em seus pêlos, ouça o som do ambiente, do cachorro latindo, do pássaro cantando, das crianças brincando, da música tocando ao fundo, dos carros passando na rua, da máquina… Ouça o som de tudo que está acontecendo aqui e agora, ouça o som da vida seguindo o seu curso e congratule-se. Perceba que você conseguiu interromper o ciclo e congratule-se, mesmo que não tenha sido uma super interrupção.

Talvez você volte a pensar no assunto. A idéia não é lutar contra o pensamento, mas sim reconectar-se com o Aqui e o Agora porque aquela imagem que você projetou em sua cabeça não é real. Lembre-se que a solução não é lutar contra o pensamento negativo, mas sim substituir a vibração negativa pela vibração positiva.

2) Alavancas

O pensamento gera uma imagem que provoca um sentimento que gera uma vibração energética, então, siga o seu contentamento. Faça qualquer coisa que faça com que você se sinta bem. Pode ser ligar para um amigo para jogar conversa fora, pode ser tomar um sorvete na padaria da esquina, pode ser cuidar das plantas, desenhar, jogar bola, escrever, caminhar no parque, pintar, nadar, ler, dançar…

Aliás, dançar é uma forma incrível de se reconectar à sua própria energia, de se conectar com o aqui e o agora. Dançar faz com que você libere a energia do seu corpo. Quando você tem pensamentos negativos, é como se você tivesse um pote na altura do seu pescoço e você vive dentro da sua cabeça, mas quando você dança, você traz uma energia de polaridade diferente para o seu corpo. A mente tem uma polaridade mais etérea e o corpo tem uma polaridade mais material e quando você dança, você se sente dentro do seu corpo e altera a polaridade daquilo que você está vibrando. Dance, não importa como, não importa com quem, não importa onde, não importa quando.  

Descubra quais são as alavancas que mobilizam sua atenção para o que você deseja, descubra as coisas que te elevam, que te deixam mais determinado (a) a agir, as alavancas que geram atitudes de mudança em sua vida, que te centrem no aqui e no agora. Porque o fato é que o que existe é o aqui e o agora.

Ouvir uma música que te inspire, que seja como seu hino da vitória, é uma excelente alavanca. Eu costumo ouvir Journey – Don’t Stop Believin’, DJ Meme – Sun Is Coming Out, Pharrell Williams – Happy, Nico & Vinz – Am I Wrong e Titãs – Enquanto Houver Sol. São músicas que me tocam profundamente e é praticamente impossível ouvi-las sem que elas me alavanquem, sem que elas me puxem para cima e me joguem para uma posição mais otimista, me façam acreditar que eu posso, que há coisas mais legais para acontecer na minha vida, que certamente elas vão acontecer e que eu mereço que elas aconteçam. Assim eu consigo focar novamente em meu objetivo.

Às vezes, a alavanca é um objeto, um cristal, um sinal, um gesto, uma frase, um mantra… Qualquer coisa que faça você sair daquele estado negativo para uma motivação, para um estado de poder e conseguir.

Outro exemplo:

Você quer comprar um carro novo.

Qual a alavanca que vai te fazer sair do pensamento negativo de que o seu patrão não vai te dar um aumento e você não vai conseguir comprar o seu carro? Qual a alavanca que vai te fazer acreditar que você vai conseguir comprar o seu carro novo?

Pensar que o seu patrão vai ver que você é um (a) profissional dedicado (a), que você se empenha, que você faz muito mais do que ele pede, que você está sempre à frente, trazendo novidades, agindo para que a empresa cresça e melhore, que consiga mais clientes. Pensar nisso vai fazer com que você sinta, neste momento, como se já tivesse recebido o aumento, isto vai te motivar a ser um (a) profissional melhor e vai fazer com que você realize a compra do seu carro novo.

3) Autocontrole

Você deve ter inteligência emocional, saber perceber a situação fora da emoção, ou seja, não se deixar levar por uma emoção. Evite discussões com familiares, picuinha com o vizinho, rixa com colegas de trabalho, briga de trânsito e etc. Não deixa para amanhã o que você pode deixar para lá.

Peça desculpas, agradeça, deseje um bom dia, dê o seu melhor sorriso, dê preferência no trânsito. Gentileza gera gentileza.

Por que a gentileza também gera autocontrole?

Raciocine comigo:

Se você fica alimentando pensamentos negativos, você não consegue realizar coisas positivas. Seus pensamentos negativos nunca construíram nada de bom para você, nunca levaram você a realizar seus sonhos e jamais melhoraram a sua vida em nada porque para realizar um sonho, você precisa acreditar que pode. É neste momento que entra o autocontrole: Na hora em que você começar a ficar pessimista, ouça uma música que faça seu coração cantar, aprecie a natureza… Procure fazer algo que faça com que você se sinta bem. Mude o foco. Isto é ter inteligência emocional.

O primeiro passo para o autocontrole é perceber uma emoção imediatamente e travá-la.

Se você começar a lembrar de momentos tristes, você vai ficar para baixo. Se você assiste a um filme muito triste ou ouve uma música muito triste, você chega a chorar. Mas se você lembra, assiste ou ouve uma coisa engraçada, você começa a rir até mesmo sozinho (a) porque isto provoca uma alegria dentro de você. E como é bom se sentir feliz, saber que está vivo (a), que tem sonhos a realizar…

Então, assim que nascer um pequenino pensamento negativo, não o alimente. Lembre que você tem um sonho. Pense nele. Imagine que você está o realizando neste momento. Visualize-se realizando seu sonho.

4) Gratidão

Cultive a gratidão. Quando você é grato (a) por tudo aquilo que você tem em sua vida, isto cria um sentimento diferente, uma emoção positiva e você, automaticamente, interrompe o padrão do pensamento negativo.

Mas o que fazer para cultivar a gratidão?

Faça uma lista de, no mínimo, 15 coisas pelas quais você se sente grato (a) em sua vida. Você pode ser grato (a) por ter uma família maravilhosa, por ter excelentes amigos, por ter alguma habilidade, por viver em uma era tecnológica avançada que oferece várias oportunidades, por ter água potável para matar a sede, por ter condições de se alimentar, por ter um abrigo, por poder ver, ouvir, falar ou andar, por ser livre, ou simplesmente por estar vivo (a). Você pode ser grato (a) por inúmeras coisas, basta observar com atenção.

5) Generosidade

Doe o que você puder. Pode ser um objeto que você possua e possa mudar a vida de uma ou várias pessoas, pode ser seu tempo.

Você pode ir a um lar de idosos, conversar com eles, dar carinho e atenção, dizer coisas alegres, pode ir a um abrigo de animais a ajudar a dar banho, passear com eles, pode ir a uma associação de crianças e cozinhar, pedir a elas para desenhar o que elas querem para a vida delas, desenhar com elas, tocar um instrumento, cantar, ensinar alguma coisa, contar uma historinha…

Doe seu tempo. Pode ser meia hora, não precisa ser todos os dias, pode ser uma vez por semana ou apenas uma vez por mês. Quanto mais você doa, mais o Universo retorna.

Doando seu tempo, você vai ocupar sua mente e o seu coração e não vai dar oportunidade para os pensamentos negativos.

Não é tão difícil ser generoso. Às vezes tem um deficiente visual com certa dificuldade para atravessar a rua, um idoso querendo pegar um ônibus…

Pare de viver uma vida sem propósito, sem ver o que está acontecendo ao seu lado. Às vezes, o pensamento negativo nasce por falta de olhar para o próximo, de olhar para quem está precisando da nossa ajuda.

Agora mesmo, eu estou doando meu tempo para ajudar você a melhorar de vida, a mudar de vida, a ser bem sucedido (a) e ter uma vida plenamente feliz. As pessoas não sabem a dimensão que tem falar de coisas boas. Eu realmente acredito nisso.

Quando doa seu tempo para ajudar a quem precisa, além de se sentir bem, de sentir que você pode ser muito útil e importante para muita gente e de receber vibrações positivas como a de um sorriso, de um abraço ou de um simples agradecimento, você tem a oportunidade de perceber o quanto você é abençoado (a) e dar valor a isso sendo grato. Você tem a oportunidade de refletir sobre as dificuldades dos outros e perceber que seus problemas não são aquele monstro gigante que você imaginava. Você passa a ver a sua vida com outros olhos, você passa a ver as coisas por outro ângulo que pode trazer soluções, você passa a enxergar as coisas de um aspecto diferente, mais positivo, você passa a ter uma nova perspectiva de vida, querendo ir com garra atrás do seu projeto de vida.   

Muitas vezes, ser generoso (a) é simples, é ceder a vez para alguém em uma fila, ceder o lugar para alguém sentar, deixar alguém passar a sua frente no trânsito, reduzir a velocidade quando percebe que o sinal vai ficar vermelho, não gritar ou buzinar quando alguém avança o sinal…

Certas vezes, ser generoso (a) está em evitar discussão, confusão, discórdia ou briga.

6) Leitura

Leia, no mínimo, 10 páginas de um bom livro todos os dias.

O hábito da leitura de bons livros é uma boa estratégia porque quando está lendo um bom livro, você está nutrindo a sua mente, está alimentando os seus pensamentos e criando novos pensamentos positivos, novos pensamentos otimistas que você pode aplicar em seu dia a dia.

Além de interromper os pensamentos negativos, a leitura de bons livros desenvolve novas idéias, novos conceitos que você pode aplicar em sua vida.

7) Exercícios Físicos

Como o seu corpo e a sua mente estão interligados, quando você pratica exercícios físicos, você interrompe os pensamentos negativos e ocupa sua mente com algo que faz bem à sua saúde.

Enquanto você se exercita, é praticamente impossível pensar negativamente porque você está em outro estado emocional, você está se movimentando, está mexendo com a sua fisiologia.

Primeiramente, consulte o médico para saber se você pode praticar atividades físicas e quais são mais adequadas para você. Depois da avaliação médica, pratique exercícios físicos, no mínimo, 2 vezes por semana, para que não haja uma sobrecarga no coração.

8) Boas companhias

Procure cercar-se de pessoas otimistas porque elas vão te animar e te ajudar a melhorar sua qualidade de vida.

Estar na companhia de pessoas positivas é uma boa estratégia para interromper o pensamento negativo porque elas não vão deixar que você pense negativamente. Elas sempre vão encontrar uma maneira de te colocar para cima, de te animar, de te indicar um ponto de vista positivo em relação a alguma situação da sua vida.

Texto:

Gizeli Ribeiro – Coach, Mentora e Holomentora com certificação internacional em Coaching, Mentoring e Holomentoring com foco em Professional, Self & Life Coaching (ativação de competências pessoais e profissionais com abordagem holo-sistêmica ISOR) e credenciamento internacional oficial da ICF (International Coach Federation), Autora, Palestrante, Idealizadora do Programa Feliz da Vida e Fundadora do Blog Vibrar AAPI. 

Créditos:

Flávia Melissa – Psicóloga e instrutora de BiYün Nei Qi Jichu Gong (método da mobilização interna da energia vital)

Cristyna Vilela – Coach

Luiz Felipe Carvalho – Trainer em PNL

Se você gostou deste Blog, cadastre-se para receber nossas melhores dicas, novidades e sugestões:

Seus dados estão protegidos e não serão fornecidos a terceiros.

Mando-te Boas Vibrações!

LOGOTIPO 002

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s