COMO VENCER AS CRENÇAS LIMITANTES - PARTE 1

Como Vencer As Crenças Limitantes – Parte 1

As pessoas estão acostumadas a buscar fórmulas prontas para elevar a sua confiança e conseguir entender o que é a autoestima. Atualmente, há muitos livros que mostram estratégias, truques e dicas para conseguir diversas coisas, então, as pessoas compram esses livros de autoajuda e não elevam sua autoestima, não resolvem seus problemas e continuam tristes ou ficam ainda mais tristes do que estavam. Estamos vivendo um momento em que alguns autores e palestrantes vazios indicam e empurram motivação barata ao público. Eles ensinam dicas que as pessoas não vão conseguir reproduzir porque eles estão empurrando o pé das pessoas no acelerador da vida, mas isto não funciona quando as pessoas têm o outro pé no freio.

O pé no freio são as crenças limitantes como: Alguns nascem para sofrer enquanto o outro ri; Não há recursos para todos; Dinheiro é a raiz de todos os males; É mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um rico entrar para o reino dos céus; Homem não presta; Eu tenho o dedo podre e etc.

Enquanto você não alterar estas crenças, o Universo vai respeitá-las e lhe entregar mais do mesmo. Ou você altera estas crenças e tira o pé do freio ou você não vai para canto nenhum.

Você já leu o livro “O Segredo” (The Secret)? Muitas pessoas tomaram conhecimento da Lei da Atração através deste livro ou do filme de mesmo nome. A partir de então, foram lançadas muitas coisas do tipo “O Segredo Por Trás do Segredo”, “Desvendando o Segredo do Segredo” e etc. Portanto, há alguma coisa errada. Não estão passando o “pulo do gato” para você.

Você acha que o pensamento positivo é apenas uma vibração que você emite ao Universo e, então, ele conspira a seu favor e traz à você aquilo que você deseja? Isto não é tudo. O padrão energético é apenas uma consequência. O que você entende do mundo, o que você emite e recebe do Universo é algo biológico.

Em seu cérebro, há uma região chamada Sistema de Ativação Reticular (SAR), que é responsável por filtrar o sistema cognitivo. Seu sistema cognitivo são os seus sentidos, é a forma como você vê o mundo. Existe algo dentro do seu cérebro que filtra aquilo que você percebe do ambiente.

A cada segundo, o Sistema de Ativação Reticular filtra 10.000 Bytes de informação. Neste segundo em que você está olhando para este texto, você está exposto (a) a 10 mil Bytes de informação. Ao mesmo tempo em que você está olhando para o texto, você está olhando para o layout do Blog, está olhando para a tela do seu PC, tablet ou celular e, através da sua visão periférica ou tangencial, você também está olhando para tudo que está à sua volta, tudo que está no ambiente. Ao mesmo tempo em que você está lendo este texto e tentando prestar atenção no que estou dizendo, você também esta ouvindo o som ambiente, o som do cômodo onde você se encontra e o som lá de fora, ao fundo.

Você não estava pensando no seu pé, mas agora que eu falei você lembrou dele porque você tem um Sistema de Ativação Reticular que filtra os sentidos. Ele filtra porque, se em 1 segundo você percebesse tudo o que existe e tudo o que está acontecendo, você explodiria, você não estaria aqui.

Em seu cérebro, há uma região que determina o que você pode enxergar e compreender do mundo, e o critério que ela utiliza é a sua crença, é aquilo em que você acredita.

Você está lendo este texto através da tela do seu PC, do seu tablet ou do seu celular. Verifique qual a hora exata que está aparecendo em sua tela e volte a ler este texto.

Agora, se eu perguntar a hora que está aparecendo em sua tela, você sabe me informar, mas se eu perguntar o que aparece em sua tela acima, aos lados e abaixo da hora, os ícones, as letras e os números, você saberá me responder sem verificar a tela novamente? Provavelmente, não. Você não sabe me informar porque você é burro (a)? Não. Você não sabe me informar porque eu perguntei apenas a hora e o seu Sistema de Ativação Reticular está funcionando perfeitamente. Você acredita que, se olhar a sua tela, você pode saber a hora, ou seja, você tem a crença de que, se olhar para a tela, pode ver o horário. Então, no momento em que você olhou para a tela, embora haja vários ícones, letras e números, você não lembra porque, para confirmar a sua crença, o seu Sistema de Ativação Reticular dirigiu o seu foco, concentrou sua atenção somente na hora e descartou o restante das informações.

Você capta 10.000 Bytes de informações por segundo, mas seu Sistema de Ativação Reticular deixa passar apenas 100 Bytes, ou seja, somente 1% das informações. E o critério que ele usa para filtrar estas informações é o seu sistema de crenças.

Isto significa que o que está acontecendo, neste momento, no seu coração, toda a aflição, a agonia, a busca por entender o que você precisa fazer para as coisas funcionarem, a busca por entender que taco é este que você precisa confiar e que você não consegue ter, isto está sendo regulado pela hora que você acredita que aparece na tela da sua vida, ou seja, pelas suas crenças.

Se você vai a uma festa pensando que só vai encontrar gente feia e chata, a sua crença é feia e chata, então, para fortalecer a sua crença, quando você estiver na festa, seu Sistema de Ativação Reticular vai lhe cegar para as pessoas bonitas e interessantes e vai permitir que você enxergue somente as pessoas feias e chatas.

Quando a mulher está grávida, ela vê um monte de gestantes na rua e parece que o cupido está solto, mas as gestantes estão em mesmo número. O que acontece com a mulher grávida é que, quando ela toma conhecimento da sua gravidez, ela passa a atrair seu olhar para as gestantes como ela.

Se o seu objetivo é pesar 60 quilos, não adianta dizer ou escrever que você quer pesar 60 quilos ou que você vai pesar 60 quilos. O que você precisa é acreditar que pesa 60 aquilos agora, você precisa pensar, sentir e agir o tempo todo como se você pesasse 60 quilos. Se você não acreditar, não pensar, sentir e agir como se tivesse 60 quilos, não vai funcionar. É por isso que, antes de fazer a cirurgia bariátrica ou metabólica, o médico encaminha o (a) paciente obeso (a) ao psicólogo, pois tem gente que engorda, mesmo após a cirurgia, porque continua pensando como obeso (a).

Se você sai de casa pensando em assalto, rezando para não ser assaltado (a), escondendo dinheiro no sutiã, na cueca, no sapato, no fundo falso da bolsa para não ser assaltado (a), você está pensando em assalto, sentindo medo de assalto, acreditando que vai ser assaltado (a), então, você acaba sendo assaltado (a).

Se você é assaltado (a) porque pensa em assalto, por que você pensa em ficar rico (a), compra Raspadinha, Tele Sena, joga bingo, joga na Mega-Sena, Lotomania, Quina, Quadra e até no Jogo do Bicho, mas não consegue ficar rico (a) e ainda não ganha nada?

A resposta é simples: Você é assaltado (a), mas não fica rico (a) porque você acredita que pode ser assaltado (a), mas não acredita realmente que pode ser rico (a). Você pensa (em assalto), sente (medo) e age (esconde o dinheiro e sai de casa), então, você atrai o ladrão que sai de casa pensando em assaltar alguém. Mas você não pensa como rico, não se sente rico e não age como rico. Você não se imagina rico (a). Você acha tão impossível ser rico (a) que acredita que a única forma de enriquecer é apostando nestes diversos jogos e, mesmo assim, não acredita realmente que vai ganhar.

As possibilidades são infinitas, mas se você for pessimista, você nunca vai enxergá-las e vai perder inúmeras oportunidades. A atração ocorre através daquilo que você acredita. Se você não mudar a sua crença limitante, se não mudar sua crença medrosa de lagartixa de parede, você não vai conseguir atrair aquilo que deseja.

Script é um texto pronto que representa idéias. A sua vida é controlada por scripts, seus ou dos outros. Você vive scripts que aprendeu com os pais, com a TV, com a internet, com os livros, com o cinema, com as revistas, com as fofocas… Não importa a fonte, mas você repete coisas que são ditas por outros ou coisas que você mesmo cria.

Quando você começa a ser muito negativo (a), nada mais é do que um script, um texto que você aprendeu, absorveu e que você repete. Dependendo do seu comportamento, do que você diz e do que você eventualmente tem de resultados, é possível saber o que você assiste na TV, o que você lê, que tipo de música você ouve e com quem você conversa.

Quando você lê um artigo em um blog ou em um jornal, um livro, um texto ou até uma frase em um outdoor, você está colocando aquele script em sua cabeça. Por isso, você deve escolher muito bem as pessoas com quem você convive, o que você lê, o que você ouve, o que você assiste, com quem você fala e o que você diz. Assim, você muda o que você pensa e mudando o que você pensa, você muda também a sua ação, portanto, muda os seus resultados.

Você pode achar que o que eu estou dizendo é absurdo, que você pensa por si mesmo (a), mas todos nós usamos scripts, nós vamos absorvendo scripts desde a infância. Recomendo que você leia o tópico O Verdadeiro Poder da Mente e Como Usá-lo, que explica em detalhes como é a mente e como ela funciona. Quem armazena suas crenças e comanda suas ações é o seu subconsciente. Quando você é dramático (a), você está repetindo um script de drama, quando você é engraçado (a), você está repetindo um script de comédia.

No próximo tópico, Como Vencer As Crenças Limitantes – Parte 2, eu vou prosseguir com este assunto e mostrar 6 passos para vencer as crenças limitantes.

Texto: Gizeli Ribeiro

Créditos:

Jordan Campos – Terapeuta Transpessoal Sistêmico, Iridólogo, Master em PNL , Filósofo, Conferencista e Palestrante Internacional

Aldo Novak – Coach, Jornalista, Palestrante e Conferencista Internacional

Se você gostou deste Blog, cadastre-se para receber nossas melhores dicas, novidades e sugestões:

Seus dados estão protegidos e não serão fornecidos a terceiros.

Mando-te Boas Vibrações!

LOGOTIPO 002

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s