9782eb6a-ba54-44cb-8334-c00f9211e61c

Como Vencer As Crenças Limitantes – Parte 2

Antes de prosseguir com a leitura deste texto, leia o tópico Como Vencer As Crenças Limitantes – Parte 1.

Para alcançar aquilo que você deseja, você precisa desenvolver novos tipos de crenças, novos tipos de idéias, você precisa mudar sua atitude mental fixa, precisa mudar a disposição que determina suas respostas e interpretações de situações, mudar o seu paradigma pessoal, mudar o modo dominante como você vê, compreende e julga as coisas à sua volta, o que por sua vez norteia as suas ações no dia a dia pessoal, profissional e também no mundo dos negócios, ou seja, você precisa mudar a sua configuração mental. Os americanos chamam isto de Mindset. Este termo, numa tradução coloquial e livre, significa: modelo mental predominante, forma institucionalizada de enxergar as coisas ou paradigma.

As pessoas que reconfiguram seu próprio Mindset conseguem obter excelentes resultados. Nós podemos constatar isto quando observamos a trajetória de grandes empreendedores, de mentores, de gênios, de grandes artistas… Todos eles passaram por este processo de desenvolvimento do Mindset.

Atualmente, nós vivemos em um mundo de informações que, muitas vezes, não colaboram com os nossos objetivos, não contribuem para os pensamentos e idéias que precisamos. Você liga a TV e assiste aquelas más notícias no telejornal. Se você não tiver reconfigurado sua mente, se não estiver com seu Mindset devidamente preparado, você vai ser influenciado (a) por aquelas más notícias e isto vai influenciar o seu sistema de crenças, vai influenciar o modo como você pensa, o modo como você age, o modo como você se comporta.

Você precisa desenvolver o seu Mindset até mesmo por questão de controlar sua própria vida, pois se você não controlar sua mente, alguém vai e você vai repetir o script que os outros escrevem, não vai pensar, sentir e agir por si mesmo (a), não vai escrever sua própria história, você vai viver a história que os outros escreverem para você, então, não vai ter a vida que você deseja. Se você quiser ter controle sobre a sua vida, você precisa controlar a sua percepção do mundo, você precisa controlar suas ações, o seu comportamento.

A maioria das pessoas se deixa levar pela mídia, por notícias ruins, por acontecimentos desastrosos e isto acaba as influenciando. Se você não tomar cuidado, você vai ser programado por este Mindset limitante que lhe impede de avançar, de progredir.

Uma maneira eficaz de reconfigurar sua mente é praticar a leitura de bons livros, ler artigos de sites que te ensinam a obter bons resultados, assistir vídeos que vão te ajudar no seu desenvolvimento pessoal, procurar estar sempre na companhia de pessoas que vão te inspirar, te incentivar e te influenciar a obter bons resultados. Quando você faz isso, você começa a pensar como essas pessoas pensam, você começa a criar novas idéias, novas oportunidades para a sua vida. Se você estiver sempre na companhia de pessoas com o Mindset limitado, será praticamente impossível progredir porque é muito difícil conseguir ir longe no meio de pessoas que pensam pequeno. Eu não estou dizendo que você deve desprezar estas pessoas, mas é bom que você procure se associar, se alinhar com pessoas que já conseguiram aquilo que você deseja. É bom que você leia os livros delas, assista aos vídeos delas, ouça o que elas dizem, entre na mente delas, observe como elas pensam e procure pensar como elas. Deste modo, você vai conseguir vencer desafios, resolver problemas que podem parecer impossíveis, mas como você treinou sua Mindset, você vai conseguir resolvê-los de maneira muito mais fácil.

Agora, vou mostrar 6 passos para que você possa vencer as crenças limitantes:

1) Identifique Quais Crenças o Impedem de Agir

Escreva sua crença limitante em forma de frase. Por Exemplo:

“Minha crença limitante é em relação ao dinheiro. Eu acredito que é muito difícil economizar dinheiro todo mês e, por isto, não guardo nenhuma quantia.”

2) Encontre a Causa da Crença Limitante

Você não precisa fazer regressão, não precisa voltar ao passado e viver toda aquela experiência dolorosa. Você só precisa encontrar a causa para lidar melhor com ela. Quando você descobre a causa, fica mais fácil de trabalhar com ela. De onde você tirou esta idéia? Em qual situação foi desencadeada esta crença limitante?

3) Questione a Crença Limitante

Isto é um fato ou apenas uma crença? Fato é algo incontestável, algo mensurável em que nós olhamos para a mesma coisa e todos nós concordamos, é algo comprovado pela ciência, ninguém pode provar o contrário, não pode ser mudado. Crença é algo que podemos questionar, podemos discordar, podemos contestar e podemos mudar. Por exemplo:

“Por que eu acredito que é muito difícil economizar dinheiro todo mês? Tem gente que ganha mais do que eu e não consegue economizar, mas tem gente que ganha menos que eu e consegue. Então, o que eu acredito não é um fato, é apenas uma crença limitante que eu posso mudar. Posso guardar dinheiro todo mês, mesmo que seja apenas um pouco.”

4) Defina Qual é o Objetivo que Deseja Alcançar

Quando você tem um desejo e ele está sendo impedido de ser realizado devido à sua crença limitante, você precisa definir qual é o objetivo que você está buscando porque, quando você tem um objetivo bem definido, você encontra recursos, você cria meios para vencer esta crença explorando o seu potencial, que já existe em você. Então, descubra o que você realmente pretende alcançar, descubra qual é o seu objetivo.

5) Substitua a Crença Limitante Por Uma Crença Fortalecedora

No primeiro passo, você escreveu sua crença limitante em forma de frase, então, você já a identificou. Agora, verifique esta crença limitante atual e substitua por uma nova crença fortalecedora. Por exemplo:

Substitua “Eu nunca consigo perder peso porque eu vivo procurando comida.”

Por “Agora que eu conheço estratégias eficazes para perder peso, eu consigo alcançar a forma física ideal mais facilmente.”

Escreva isto em uma folha de papel e deixe em um lugar visível para que você possa olhar várias vezes até que você possa condicionar seu subconsciente. Uma vez que você condicionar, isto será fixado e ficará instalado em seu subconsciente como um programa de computador. É assim que você cria e instala uma nova crença.

6) Condicione a Nova Crença Até Que Se Torne Um Hábito

Visualize o resultado que deseja alcançar. Feche os olhos e veja aquilo que você deseja acontecendo agora. Crie, em sua mente, uma imagem bem nítida, bem real, rica em detalhes, com som, aroma e sensações. Por exemplo:

Seu sonho é comprar um carro novo? Então, visualize seu carro novo, repare na cor, abra a porta, sinta o cheiro de carro novo, sinta a maciez do banco do motorista, coloque o sinto de segurança, insira a chave na ignição ou acione o botão que dá a partida do motor, sinta o volante em suas mãos, sinta o câmbio, sinta o seu pé no pedal, ouça o som do motor, veja a paisagem pelo para-brisa, ouça a música que toca no seu carro, sinta o vento em seu rosto… Viva aquele momento com os 5 sentidos, com todas as sensações, com toda a emoção de dirigir o seu carro novo.

Visualize por, no mínimo, 68 segundos. Faça isso várias vezes por dia, sempre que puder, visualize enquanto espera o elevador, visualize na fila do banco, na sala de espera, durante a viagem de ônibus, durante o banho, ao acordar, antes de dormir… Aproveite toda oportunidade que tiver, durante o seu dia a dia, para visualizar o resultado que você deseja.

Fazendo isto, você estará dando sinais ao seu cérebro para que você possa seguir em frente, para que você possa se mover em direção àquilo que você deseja. Assim, você estará condicionando a nova crença até que ela se torne um hábito e, desta forma, você vai conseguir vencer as crenças limitantes.

Recomendo que você leia os tópicos 7 Técnicas de Limpeza 2 – Questione Suas Crenças e Como Criar Sua Própria Realidade.

Leia, ponha em prática o que aprende aqui e vença as crenças limitantes!

Texto:

Gizeli Ribeiro – Coach, Mentora e Holomentora com certificação internacional em Coaching, Mentoring e Holomentoring com foco em Professional, Self & Life Coaching (ativação de competências pessoais e profissionais com abordagem holo-sistêmica ISOR) e credenciamento internacional oficial da ICF (International Coach Federation), Autora, Palestrante, Idealizadora do Programa Feliz da Vida e Fundadora do Blog Vibrar AAPI.

Créditos:

Luiz Felipe Carvalho – Master e Trainer em PNL

Se você gostou deste Blog, cadastre-se para receber nossas melhores dicas, novidades e sugestões:

Seus dados estão protegidos e não serão fornecidos a terceiros.

Mando-te Boas Vibrações!

LOGOTIPO 002

Comente

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s